Saúde aplica testes de Coronavírus nos 3 asilos

Idosos formam o grupo mais vulnerável para os agravos da Covid-19

Foto: Edio unior

A Secretaria Municipal de Saúde aplica testes de Coronavírus em todos os moradores de asilos de Marília. A cidade conta com três ILPIs (instituições de longa permanência do idoso) e a decisão foi tomada depois que um dos idosos asilados morreu, vítima de Covid-19.

O Município informou que as ILPIs já são prioridade na rotina da Vigilância Sanitária, com protocolos regulados nas pastas de Saúde e de Assistência Social. Com o início da pandemia, em março, houve ampliação de ações e repasse financeiro para que os asilos cumprissem todas as normativas.

“As ILPIs possuem corpo responsável, incluindo responsável técnico administrativo e médico, para desenvolver os protocolos que são enviados e cobrados por setores regulados da Saúde e da Assistência Social”, mencionou a Secretaria da Saúde.

Apesar disso, há uma semana, dia 23, morreu um morador do Lar São Vicente de Paulo, de 81 anos, que tinha queixa de infecção urinária e contraiu Coronavírus. Ele estava internado na Santa Casa.

A testagem atingiu, primeiro, essa entidade, mas foi iniciada também na Mansão Ismael e Casa do Caminho, que são os outros dois asilos de Marília. Funcionários também estão sendo avaliados. Os idosos (acima dos 65 anos) formam o grupo mais vulnerável para o agravo da Covid-19.