Semana começa com 50 internações por Covid em Marília

HBU tem a maioria dos internados: 23 (vide boletim do hospital dessa segunda-feira)

Foto: Divulgação

A semana começou com 50 internações por Coronavírus, sendo 19 em UTI. Os hospitais de Marília estão com 34 pacientes da cidade (68%) e 16 de fora (32%). O Hospital da Unimar tem o maior número de internados na ala específica para Covid-19 e o Hospital das Clínicas é a referência regional SUS para a pandemia.

Os 50 pacientes internados se dividem entre HBU (Hospital Beneficente Unimar), com 23 leitos ocupados; Hospital das Clínicas: 14 (incluindo unidade II – Materno Infantil); e Santa Casa de Misericórdia: 13. Sendo pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

Das 50 internações, 19 são em UTI (Unidade de Terapia Intensiva): dez no HBU; cinco na Santa Casa; e quatro no HC. Os três hospitais somam 48 leitos de UTI Covid, entre SUS e particular, sem contar as ampliações em processo, com respiradores já recebidos para isso.

O HBU tem o maior número de internados no momento, com maioria dos pacientes de Marília por ser referência municipal para a pandemia. Os 23 leitos ocupados por Covid se dividem entre UTI SUS (5); UTI particular e convênios (5); Enfermaria SUS (12); e Enfermaria Particular (1).

No Hospital das Clínicas a maioria das internações por Covid são de pacientes da região porque o HC é referência regional para a pandemia, atendendo exclusivamente SUS. Dos 14 leitos ocupados, apenas dois são de moradores de Marília.

Nessa instituição hospitalar há quatro pacientes na UTI Adulto, sete na Enfermaria Adulto e três na Enfermaria Pediátrica. Os pacientes de Marília são adultos e estão na UTI (1) e na Enfermaria (1).

No HC, dos 14 pacientes internados, quatro têm a confirmação de Covid-19 e dez aguardam resultado de exame. O Hospital da Unimar e a Santa Casa não fazem essa distinção em seus boletins diários.

De acordo com o boletim municipal (Secretaria da Saúde), os 34 pacientes de Marília que estão internados no momento, 11 têm diagnóstico de Covid e 23 ainda são suspeitos de contaminação por Coronavírus, esperando resultado da análise laboratorial.