Marília continua com 48 leitos de UTI para Covid

Hospitais receberam respiradores, mas aguardam credenciamento para ampliação. Ocupação de UTI está em 46%

 

Arte: Ana Carolina Godoy

Marília permanece com 48 leitos de UTI para Covid-19, além dos 113 leitos gerais, também reservados para a pandemia. Desde a semana passada o Estado enviou 32 respiradores aos hospitais locais para a ampliação de oferta SUS de Terapia Intensiva. No entanto, as instituições aguardam o credenciamento. A ocupação na Terapia Intensiva está em 46%.

Especificamente para Covid-19, o Hospital das Clínicas (incluindo o HC II – Materno Infantil) disponibiliza 22 leitos de UTI para Covid-19: 20 para adultos e dois pediátricos.  Além de 58 leitos de Enfermaria.

Os 12 respiradores recebidos do Estado pela instituição estão no planejamento de expansão, sendo possível chegar a 34 leitos de UTI Covid, de acordo com a necessidade e as determinações do SUS.

Além disso, a instituição recebeu outros sete equipamentos de doações, podendo ampliar ainda mais a oferta. O HC/Famema é referência SUS e se tornou referência para Coronavírus na região.

Outros dez respiradores foram destinados pelo governo estadual ao HBU (Hospital Beneficente Unimar), que já estruturou a ampliação da UTI SUS para Covid.

No último dia 19 a instituição recebeu a visita surpresa das Vigilâncias Sanitárias do Município e do DRS IX (Departamento Regional de Saúde, vinculado ao Estado).

Os profissionais aprovaram a estrutura montada, o que levará o HBU a dobrar sua capacidade SUS de Terapia Intensiva para a pandemia. O Hospital da Unimar é referência municipal de Covid-19.

Por enquanto, o HBU tem16 leitos de UTI para pacientes com Coronavírus, dez pelo SUS e seis particulares ou por convênio médico. Além disso, há outros 40 leitos gerais para a pandemia.

A instituição acredita que os dez novos leitos SUS de UTI para Coronavírus já pactuados junto ao DRS IX estarão disponíveis para a população em alguns dias.

A Santa Casa de Misericórdia ficou com os outros dez respiradores. O hospital já oferece dez leitos de UTI exclusivos para Covid-19, sete adultos e sete pediátricos, além de 15 leitos comuns de Enfermaria.

Já há uma estratégia pronta para o aumento de cinco leitos de UTI para pacientes de Coronavírus e agora o hospital recebeu esses dez novos respiradores. A Santa Casa atende pacientes particulares, conveniados e SUS, nesse último caso conforme a gestão de fluxo feita pelo Departamento Regional de Saúde.

Taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 46%

As três instituições ainda aguardam o credenciamento SUS, mas contam com a ampliação da oferta, de acordo com a necessidade. Por enquanto ainda há mais leitos de UTI Covid disponíveis, do que em uso.

A taxa de ocupação está em 46%. Na Santa Casa, dez leitos de UTI Covid, quatro estão com pacientes. No HC, de 22, quatro estão ocupados. No HBU, das 16 vagas em UTI Covid, 14 estão com pacientes, restando apenas dois leitos particulares de Terapia Intensiva disponíveis para pacientes com sintomas de Coronavírus.

Nessa quinta-feira havia 40 internações em função da pandemia em Marília, sendo 32 moradores de Marília e oito pacientes de fora. Desses 40 leitos ocupados, 22 são de UTI e 18 de Enfermaria.