Fiat Toro 2021 fica mais equipada

A Fiat apresentou oficialmente a linha 2021 da Toro, que deixa de oferecer a motorização intermediária 2.4 flex. Em contrapartida, a picape ganhou uma nova central multimídia (que deveria estrear na Strada) e mais airbags de série nas versões mais caras. Os preços vão de R$ 99.990 a R$ 171.990.

Sem qualquer mudança visual, a picape agora é oferecida apenas com o motor 1.8 flex de até 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.

A saída do motor 2.4 flex de 186 cv, que tinha câmbio automático de 9 marchas, abre espaço para a chegada do 1.3 turbo em 2021.

Por fora, a única mudança fica para a luz da caçamba, que foi para dentro do compartimento, para privilegiar a iluminação com a capota marítima fechada. Por dentro, a versão Volcano ganha bancos de couro de série e as mais caras, Ranch e Ultra, passam a ter 7 airbags de fábrica.

“Fura olho”

A principal novidade da Toro está na central multimídia, a nova geração da UConnect. Na prática, a picape “furou o olho” da “irmã” menor Strada, que deveria ter feito a estreia do equipamento se não fosse o atraso causado pela pandemia do coronavírus.

O sistema tem tela de 7 polegadas de alta definição sensível ao toque, Android Auto e Apple Carplay sem fio, dispensando o cabo para espelhamento, reconhecimento de voz e memória interna de 16 GB para armazenamento de informações. O item é de série a partir da versão Freedom.

Versões e opcionais

Ítens de série de cada versão:

Endurance (flex, manual ou automática): de série com rodas aro 16, grade de proteção do vidro traseiro e santantônio, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, protetor de caçamba e piloto automático.

Endurance (diesel): além dos equipamentos da Endurance flex, adiciona HDC (controle de descida), protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.

Freedom (flex): de série com volante em couro com aletas para troca de marchas, comando por voz, ar-condicionado de duas zonas, barras no teto, capota marítima, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve aro 16 e sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré.

Freedom (diesel): além dos equipamentos da Freedom flex, adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus ATR de uso misto.

Volcano: de série com bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, sensor de pressão dos pneus, luzes diurnas de LED, chave presencial, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com rebatimento, rodas de liga leve de 18 polegadas e sensores crepuscular e de chuva.

Ranch: bancos em couro marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio,  saídas de ar, alça da porta e volante, barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível traseiro, interior escurecido e para-barros dianteiros e traseiros.

Ultra: além dos equipamentos da Ranch há a exclusiva capota rígida da cor da carroceria na caçamba contra infiltração de água.

Em 2019, a Toro  foi a segunda picape mais vendida, com 65,5 mil unidades. A irmã menor Strada liderou com 72,2 mil unidades vendidas