Vacinação contra gripe segue até 30 de junho

Doses continuam disponíveis para todos os grupos da campanha em unidades de saúde específicas

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza as vacinas contra gripe até o dia 30 de junho e faz um alerta ao público-alvo ainda não imunizado. A proteção reduz complicações e óbitos da Influenza. Embora não tenha eficácia contra o Coronavírus, a medida auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico da Covid-19.

Com a cobertura vacinal eficaz contra Influenza, a Saúde consegue identificar melhor os suspeitos da Covid-19, por exclusão de outros vírus com sintomas parecidos, englobados pelo imunizante.

A campanha contra gripe teria sido encerrada na última quinta-feira, mas está prorrogada para aumentar a cobertura vacinal no município. “É mais uma oportunidade para os públicos de todas as fases da campanha, que ainda não se vacinaram, disse a enfermeira da Sala de Vacina, Juliana Carvalho Bortoletto.

Até esta quinta-feira, dia 4, foram vacinadas em Marília 74.973 pessoas, sendo 40,48% das crianças de seis meses a menores de seis anos; 34,72% de gestantes; e 25,61% de puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias).

O total de vacinados em Marília ainda incluem 33,30% de adultos entre 55 e 59 anos de idade; 55,61% de professores de escola públicas e privadas; e 66,41% do grupo de Comorbidades.

Já entre os trabalhadores da saúde e os idosos, a meta foi ultrapassada.
Também receberam as vacinas 1.974 caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, além de 912 pessoas do grupo de forças de Segurança e Salvamento.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, algumas unidades de saúde estão atendendo apenas pessoas com síndrome respiratória. Por isso a vacinação contra a gripe está sendo feitas nas seguintes unidades:

UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta.

 

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas acontecem nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.