Diretor da Emdurb participa de webconferência

Reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana reuniu secretários e diretores de diferentes cidades

O diretor presidente da Emdurb de Marília, Valdeci Fogaça participou ontem do último encontro da  74ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que devido a pandemia do Covid19 foi realizada através de webconferência.

Participaram Joao Octaviano Machado Neto (secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo),  Alexandre Baldy (secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo), Paulo Galli (secretário Executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo) e  Edgard Brandão Júnior (secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC).

Esta edição da reunião aconteceu quarta, quinta e sexta-feira (05) e discutiu os temas como “Ações do Governo do Estado diante do Cenário do COVID 19”; “ Consolidação das propostas das entidades representativas do Setor de Transportes Públicos devido a Pandemia do COVID19”;  “Prorrogação dos Prazos para recursos de autuações e indicações de condutores – Contran e Denatran;  “Convênios com Detran.”

Valdeci Fogaça afirmou que durante os três dias de webconferência foram tratadas diferentes questões ligadas ao transporte público e mobilidade urbana nas cidades. “É uma tendência mundial que as pessoas utilizem mais o transporte público e o sistema de transporte coletivo dificulta o distanciamento, diante da situação de pandemia que estamos enfrentando, e temos que encontrar soluções”.

Em relação a propostas para melhorar o deslocamento das pessoas nas cidades, o diretor da Emdurb afirma que todas as cidades estão buscando formas alternativas de transporte. “Em Marília estamos trabalhando num projeto de ciclovias. Teremos que trazer novos modais na forma de locomoção da população”.

Fogaça disse que o fórum é importante por discutir e agregar soluções para o transporte e o deslocamento urbano nas cidades, tendo em vista as características de cada município. “O Governo do Estado também está nesse setor de transporte olhando de forma diferente e trazendo a possiblidade de analisar os acertos para a situação pós-pandemia, que vai impactar a vida das pessoas”.

O diretor da Emdurb explica que o transporte público não deve ser visto mais como uma forma de acesso da população ao trabalho, mas também um serviço de cunho social. “O transporte público não é somente empresa que presta serviço mas deve ser visto de forma social, temos que olhar de forma diferenciada. O prefeito Daniel pede para que a gente realize algo que traga benefícios para população e temos conquistas, mas temos muito a avançar”, disse.