Nova tecnologia ultrarrealista apresentada pela Epic deixa os games com cara de cinema

A Epic Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos eletrônicos do mundo, apresentou uma prévia do novo motor gráfico Unreal Engine 5.

A Epic Games, uma das principais desenvolvedoras de jogos eletrônicos do mundo, apresentou uma prévia do novo motor gráfico Unreal Engine 5.

 A nova versão do sistema - responsável por processar os gráficos de um game - será capaz de reproduzir um visual ultrarrealista e com um nível de detalhes que só é encontrado no cinema, em filmes de animação ou ação.

O anúncio aconteceu durante a Summer Game Fest, transmissão virtual de diversos anúncios relacionados com videogames.

A nova tecnologia consiste em utilizar bilhões de elementos, como polígonos, similares aos usados em animações construídas digitalmente.

O Unreal Engine 5 apresenta uma melhor iluminação para o cenário e melhorias na qualidade do som, o que aprimora a experiência do jogo.

Segundo os desenvolvedores, as principais tecnologias integradas ao sistema são a de iluminação (Lumen) e a de geometria (Nanite).

Com a Nanite, é possível criar diversos detalhes a partir da nanotecnologia para que os cenários sejam o mais próximos da realidade possível: em uma das cenas exibidas no vídeo, mais de 16 bilhões de polígonos foram utilizados para representar 5.000 estátuas - essa quantidade de polígonos é mais utilizada em filmes animados.

Já a tecnologia Lumen possibilita que a iluminação do jogo se adapte mais rapidamente conforme a cena, melhorando a adaptação da luz quando o personagem sair rapidamente de um local escuro para um iluminado, por exemplo.

O sistema funciona até em cenários com detalhes milimétricos.

O Unreal Engine 5 será compatível com os principais videogames da próxima geração, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X, e também com os dispositivos Android e iOS. Jogos de computador também poderão utilizar o novo motor gráfico, que terá uma exibição prévia no início do próximo ano.