Município adere a programa “O Brasil Conta Comigo”

Cidade passa a contar com reforços no enfrentamento da Covid-19

Foto: Divulgação

A Prefeitura aderiu ao programa “O Brasil Conta Comigo”, criado pelo Ministério da Saúde. Com isso, Marília passa a contar com enfermeiros e médicos formandos, passando a atuar na rede municipal com a supervisão de profissionais. O objetivo é o enfrentamento da Covid-19.

O programa foi lançado no dia 31 de março deste ano para que estudantes dos últimos anos de graduação, na área da saúde, possam apoiar as ações de enfrentamento da Covid-19 no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

São atingidos os formandos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, devidamente matriculados em instituições de ensino superior, supervisionados pelos profissionais de saúde de cada serviço.

Em Marília, foram selecionados como cenário de atuação a UPA (Unidade de Pronto Atendimento na Zona Norte), o PA Sul (Pronto Atendimento da Zona Sul) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) Jardim Maracá, Argolo Ferrão, Toffoli e Jóquei Clube.

Segundo o Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde, com a adesão, Marília já conta com seis enfermeiros e quatro médicos formandos. Esses dez estudantes receberão bolsas e serão certificados pelo Ministério da Saúde.

A oportunidade de adesão ao programa foi aberta aos estudantes e instituições formadoras de todo o país. Para o município de Marília foram selecionados acadêmicos da Faculdade Estácio de Ribeirão Preto e da Unimar (Universidade de Marília).

“Outros estudantes poderão chegar durante a vigência do programa para fortalecer a Rede de Saúde no combate à pandemia”, informou a coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria Municipal da Saúde, Edinalva Neves Nascimento.