Confiança Esmeralda tem surto de Coronavírus

Ao todo, 13 funcionários tiveram a confirmação da doença e foram afastados. A loja passou por desinfecção e foi considerada apta a funcionar

 

Fotos: Divulgação

Um surto de Coronavírus foi detectado no supermercado Confiança Esmeralda. A empresa teve um caso positivo em funcionário na última quinta-feira e realizou testes em todos os colaboradores. Ao todo, 13 tiveram a confirmação da doença e foram afastados. Na noite de sábado a loja passou por uma desinfecção completa e foi considerada apta a abrir para o público.

Os 13 funcionários contaminados estão em isolamento domiciliar, sendo atendidos pela rede municipal. Com o surgimento de um caso positivo, o supermercado contactou serviço particular de testagem de Covid-19 para os colaboradores e contratou uma empresa de higienização.

A Secretaria Municipal da Saúde foi informada na sexta-feira e passou o último final de semana em contato com a empresa para as recomendações de segurança, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Nessa terça-feira (26), autoridades de Saúde da Prefeitura avisaram, em coletiva ao vivo pelo facebook, que técnicos das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do Município estiveram no estabelecimento. “Todas as medidas sanitárias foram tomadas de imediato, atendendo às solicitações do Município e mantendo a Saúde informada”.

A desinfecção geral foi feita na noite de sábado, após o fechamento do supermercado e se estendeu até a madrugada de domingo. Foi utilizado o quaternário de amônio, que, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, além de ser um produto eficaz contra o Coronavírus, é adequado para área de alimentos.

A pasta informou que a higienização foi total, abrangendo estacionamento, sanitários, áreas comuns e dependências de funcionários. Assim como os aparelhos de ar condicionado.

Além dos funcionários contaminados, colaboradores do grupo de risco para Coronavírus (com maior probabilidade de agravos) foram afastados. Para o funcionamento do supermercado, a Saúde Municipal reforçou as ações de controle que já vinham sendo tomadas.

São elas: distância de dois metros nas filas entre cada pessoa, não haver aglomeração no local, disponibilidade de álcool gel para todos no interior da empresa, medição da temperatura antes da entrada, para funcionários e clientes, obrigatoriedade do uso de máscara e intensificação da limpeza nas áreas comuns.

Diante do trabalho feito no Confiança Esmeralda por conta do surto da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde mencionou nessa terça-feira que decidiu aumentar a aproximação com os demais supermercados para uma rotina mais criteriosa de controle da transmissão viral.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a assessoria de imprensa do Supermercado Confiança Esmeralda, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.