MinTur apoia divulgação de cursos a distância gratuitos

Especializações como a de edição e tratamento de imagens, enoturismo e desenvolvimento regional estão sendo ofertadas por instituições públicas

Pensando na qualificação dos profissionais do setor turístico e demais segmentos em tempos de pandemia, o Ministério do Turismo vem realizando um levantamento de cursos a distância gratuitos junto às instituições públicas de ensino de todo o país.

O objetivo da iniciativa é divulgar as oportunidades de aperfeiçoamento ofertadas por estabelecimentos públicos, nas mais diversas áreas de atuação. Até o momento, 63 cursos, como de edição e tratamento de imagens, introdução à criação de sites, enoturismo e desenvolvimento regional, estão recebendo apoio de publicidade pela Pasta.

Os cursos estão sendo oferecidos pelos Institutos Federais do Acre, Amazonas, Pernambuco e do Rio Grande do Sul, e podem ser acessados pelo site do Ministério do Turismo de qualquer lugar do país.

Para a realização das especializações, o único requisito é dispor de um equipamento conectado à internet, como smartphones, tablets ou computadores.

O Ministério do Turismo já oferta duas qualificações online gratuitamente: Gestor de Turismo e Atendimento ao Turista.

Os cursos têm como público-alvo brasileiros e estrangeiros, sendo que o curso de gestor é destinado, preferencialmente aos gestores públicos e privados responsáveis pelo planejamento e gestão do turismo nos destinos.

E o curso de Atendimento ao Turismo, é direcionado a todos os profissionais que atuam na linha de frente do turismo, de qualquer atividade relacionada ao turismo, além de profissionais que possuam interesse na área.

Ao concluir, o próprio estudante emite um certificado de curso profissionalizante. No último período de inscrições, os dois cursos ultrapassaram a marca de mais de 38 mil inscritos.