Unesp de Marília está com inscrições abertas para mestrado profissional

A seleção será realizada integralmente à distância e por videochamada, composta por três etapas

A Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília está com inscrições abertas para o mestrado profissional em sociologia até dia 15 de junho. O campus de Marília é um dos nove polos que oferecerão o curso e dispõe de 20 vagas.

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), da Universidade Federal do Ceará (UFC), abriu  137 vagas para as turmas de 2020. O objetivo é propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso devem ser feitas pelo site www.profsocio.ufc.br.  Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar diploma em licenciatura reconhecido pelo MEC e atuar como professor na rede pública de ensino, na condição de efetivo ou temporário. A seleção será realizada integralmente à distância e por videochamada, composta por três etapas: o envio de Carta de Intenções no ato de inscrição, defesa da Carta e Arguição de conhecimentos específicos. Todas as informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis no Edital.

Devido ao isolamento social, as secretarias das associadas não estão recebendo consultas por telefone. Quaisquer dúvidas e demais informações, poderá ser realizada através do e-mail inscricaoprofsocio2020@gmail.com.

O ProfSocio é um mestrado profissional oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional é um curso presencial com o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação. O curso é realizado em 24 meses e totaliza 450 horas, equivalentes a 30 créditos de disciplinas cursadas, somadas a outros 12 créditos correspondentes à redação do trabalho de conclusão de curso.

A meta do ProfSocio é desenvolver nos professores de Sociologia do ensino médio as competências para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam, além de inserir os professores em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação, desenvolvendo o pensamento científico aplicado a metodologias de ensino-aprendizagem para o ensino básico. A  divulgação do resultado final está programada para acontecer dia 31 de julho e o início das aulas, em agosto.