Ibope Repucom divulga números sobre torcedores “mistos”

Segundo a pesquisa, 41,4 milhões de pessoas têm mais de um time de coração

O amor pelo futebol se expressa de diversas maneiras. Enquanto alguns torcedores amam um único clube, outros dividem essa paixão entre dois ou mais times. O Ibope Repucom revelou alguns números curiosos sobre estes torcedores “mistos”, que torcem para mais de uma equipe no Brasil. Os dados são da pesquisa DNA torcedor 2017, e apontam que um a cada três fãs do futebol dividem sua paixão por clubes diferentes.

Segundo a pesquisa, 41,4 milhões de pessoas têm mais de um time de coração. Estes representam 37% dos 110,4 milhões de brasileiros que afirmam torcer por algum clube. Com base nestas informações, o Ibope Repucom apurou as informações e notou algumas afinidades entre os torcedores “mistos”.

No que diz respeito ao gênero, o público masculino se destaca, com 54% de participação. Em relação à idade, torcedores acima de 35 anos são maioria nesse aspecto, em especial até a faixa dos 44 anos.

Pelo lado geográfico, percebe-se um alto número de torcedores mistos na região Nordeste. Dos 27,8 milhões de torcedores, 13,2 milhões (ou 48%) afirmam torcer para mais de uma equipe, tornando a região líder na proporção de mistos entre seus torcedores. Outras regiões com números elevados são Norte e Centro-Oeste, que possuem 37% de mistos. No Sul são 34% e no Sudeste 33%.

Para esta pesquisa, foram entrevistadas 6 mil pessoas presencialmente e 2 mil de forma online, com representatividade da população brasileira com 16 anos ou mais, totalizando 159,7 milhões de indivíduos.