Jogos Regionais são adiados para outubro e formato das disputas será estudado

Marília faz parte da 7ª região, que esse ano vai acontecer em Osvaldo Cruz

Classificatórios para a "Olimpíada Caipira", os Jogos Regionais deste ano foram adiados para outubro. Porém, o novo calendário, divulgado internamente esta semana, é tratado dentro da Coordenadoria de Esporte e Lazer como um "norte". Em um contexto geral de incertezas devido à pandemia do novo coronavírus, estudos vão determinar de agora em diante o formato dos certames.

Tradicionalmente realizadas no meio do ano, as disputas nas oito Regiões Esportivas de São Paulo aparecem no novo calendário da Coordenaria de 1 a 31 de outubro. Já os Jogos Abertos do Interior estão em dezembro, previstos para Sorocaba. Marília faz parte da 7ª região, que em 2020 seria realizada em Osvaldo Cruz, de 9 a 19 de julho.

A organização trabalhará em cima dessas datas, mas o que ainda dependerá de estudos é sobre como serão os formatos das disputas. Uma possibilidade ventilada é desmembrar os Jogos Regionais em várias cidades ou em finais de semana, com diferentes sedes. Por exemplo: realizar o torneio de futebol em um município, o de basquete em outro, e assim por diante.

Se for adotado este sistema, será uma novidade, pois tradicionalmente cada Jogos Regionais tem a sua cidade-sede. Outros pontos levantados para que haja a cogitação pela mudança na estrutura está no fato de partidas poderem ficar sem público e alojamentos nem existirem.

A Coordenadoria entende que ajudará nesta tomada de decisão a produção de um levantamento sobre quais municípios vão ter interesse em participar dos eventos. Além disso, existirá um critério só, ou seja, será adotado o mesmo formato para todas as regiões.