Volkswagen revela sistema multimídia e painel do Nivus

O sistema, totalmente integrado ao veículo, foca em conectividade e serviços em uma tela personalizável de 10 polegadas, com alta definição e sem botões físicos. Ele será complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas.

A Volkswagen revelou na última quarta-feira (29) os detalhes do VW Play, central multimídia inédita que fará sua estreia no novo SUV Nivus. O modelo chegará às lojas ainda no primeiro semestre deste ano, posicionado entre Polo e T-Cross.

O sistema, totalmente integrado ao veículo, foca em conectividade e serviços em uma tela personalizável de 10 polegadas, com alta definição e sem botões físicos. Ele será complementar ao quadro de instrumentos digital Active Info Display, também com tela de 10 polegadas.

De acordo com o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, há planos para que o VW Play chegue em breve a outros modelos da marca. 

Memória interna e foco em apps

Entre as principais novidades do VW Play estão a conexão do Apple CarPlay sem cabo (para o Android Auto permanece a forma convencional) e a memória interna de 10 GB para armazenar aplicativos, que podem ser baixados diretamente da loja de apps instalada no veículo.

Sem sistemas nativos de música e navegação, o modelo terá alguns aplicativos instalados de fábrica. Entre eles o Deezer, como aplicativo oficial de música, e o Waze, para navegação, além do delivery de comida iFood.

O sistema também será capaz de reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista, carona e passageiros do banco traseiro poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. A marca diz seguir as normas de trânsito e, por isso, a reprodução só será possível com o veículo parado.

Outra novidade é o modo “valet”, que bloqueia o acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio. O desbloqueio é feito por uma senha previamente definida.

Totalmente integrado ao veículo, o VW Play ele explicará os detalhes caso alguma luz desconhecida se acenda no painel e indicará o que deve ser feito. Caso seja necessário, o sistema pode até realizar o agendamento da verificação em uma concessionária ou acionar um guincho.

“Mini-SUV-cupê” do Polo

Todas as configurações do Nivus serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. A motorização entrega até 128 cavalos de potência e será sempre acompanhada do câmbio automático de 6 marchas.

Por causa das linhas, ele será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do “irmão”) e 1,49 metro de altura (contra 1,57 m). 

O destaque fica para o porta-malas de 415 litros - maior do que os 373 do primeiro nível do T-Cross, do que os 300 litros do Polo e do que os 393 litros do Chevrolet Tracker, principal novidade entre os SUVs compactos.

Tecnologias 

do andar de cima

A Volkswagen ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas serão equipadas de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades.

Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar de acordo com os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.