Seis Peugeot eleitos “Car of the year” que marcaram época e a história do automóvel: do 504 ao Novo

Um troféu de prestígio, concedido anualmente por um júri independente de sessenta jornalistas europeus, todos especialistas em automóveis.

Com o novo Peugeot 208 sendo escolhido o “Carro do Ano 2020”, em Genebra, a marca francesa recebeu pela sexta vez o prêmio automotivo mais cobiçado do mercado. Um troféu de prestígio, concedido anualmente por um júri independente de sessenta jornalistas europeus, todos especialistas em automóveis.

O Peugeot 208 é o primeiro carro urbano compacto da marca do Leão a ser eleito “Car of the year”. Cinco outros Peugeot emblemáticos, de diferentes segmentos, também ganharam este cobiçado prêmio: os sedãs Peugeot 504 (1969) e Peugeot 405 (1988) e os hatches médios Peugeot  307 (2002) e Peugeot  308 (2014). O SUV Peugeot 3008 (2017) foi o primeiro “Veículo Utilitário Esportivo” a conquistar a honraria desde a criação do troféu, em 1964.

As realizações da marca Peugeot refletem o papel predominante desempenhado pelo design, qualidade técnica, novas tecnologias e desempenho de seus veículos nos últimos cinquenta anos de história automotiva.

 

Novo Peugeot 208: outro “Número Icônico”

O novo Peugeot 208 tornou-se o sexto modelo da marca Peugeot a ganhar o prêmio mais cobiçado da Europa. Ele atende a todos os critérios que o levaram a ganhar a votação. O design único - e atraente - do novo Peugeot 208 o coloca no centro do movimento de sofisticação que a Peugeot tem implementado em sua linha de veículos. A tecnologia presente no modelo abre caminho para a direção semi-autônoma, com equipamentos de auxílio à condução de última geração, destacando-se como o melhor neste quesito em seu segmento. Os motores de combustão interna ou elétrica oferecem liberdade de escolha para seus os condutores.

O novo Peugeot e-208 representa uma nova etapa no mundo da mobilidade elétrica. Com um alcance de 340 km (de acordo com o protocolo de certificação WLTP), 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque (disponível a 0 km / h), permitindo que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. O novo Peugeot e-208 oferece uma experiência de condução excitante e estimulante, complementada por três modos de condução: Esporte, Normal e Eco.

O novo Peugeot 208 está entre os veículos mais vendidos da Marca na atualidade na Europa e já recebeu 130.000 pedidos de compra no velho continente, incluindo 15% para as versões elétricas desde o seu lançamento, em setembro de 2019.

 

Peugeot 504: o primeiro título, com “olhos de Sophia Loren”

Para conhecer o primeiro Peugeot “Carro do ano” é preciso voltar mais de meio século. Em 1969, o sedan ilustrava a ascensão dos modelos de classe média. Seguiu os passos técnicos do Peugeot 404, com exceção de sua suspensão independente nas quatro rodas. O 504 também foi o primeiro Peugeot com tração traseira.

O seu design único é o resultado de uma estreita colaboração entre o estilo Peugeot e Pininfarina. A equipe da Pininfarina foi responsável pela linha lateral, pela famosa “quebra” do porta-malas e por dar o estilo Peugeot para a parte dianteira. Na ocasião, o famoso designer italiano disse - depois de ter desistido de mostrar seu próprio projeto – que o carro “tem os olhos de Sophia Loren”!

Rei da pista, graças à sua robustez lendária, o Peugeot 504 venceu os principais ralis africanos em diversas oportunidades, como o Safari da África Oriental, o Rally de Marrocos ou o Rally de Bandama.

O primeiro “Carro do ano” da Peugeot foi produzido de 1968 a 2005, com 3.713.356 unidades vendidas, incluindo 2.644.326 sedãs.

 

Peugeot 405, uma unanimidade

Quase duas décadas depois, outro sedan, o Peugeot 405, vencia o “Carro do Ano” (1988). Nada menos que 54 dos 57 membros deram a pontuação mais alta ao modelo. Com características estéticas semelhantes ao Peugeot 205, o 405 consagrava o prazer e o conforto na direção. Suas suspensões sofisticadas foram disponibilizadas desde as versões básicas. Ele incorporava novas tecnologias, como freios ABS e o motor 1.9 turbo a diesel de 90 cv.

Foi ao volante de uma versão cupê de rali, derivada do sedan, que Ari Vatanen venceu as edições de 1989 e 1990 do Paris-Dakar. Sua mecânica é baseada na do 205 Turbo 16. O mesmo Ari Vatanen, em uma versão derivada do 405 T16, venceu as edições de 1988 e 1989 da American Pikes Peak International Hill Climb. O feito entrou no imaginário dos amantes de automóveis graças ao filme “Climb Dance”, que refaz a lendária escalada.

Além dessas façanhas esportivas, o 405 foi um verdadeiro sucesso popular, com mais de 5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

 

Peugeot 307, o hatch que elevou o nível do segmento

Em 2002, o Peugeot 307 representava o equilíbrio perfeito na nova geração de hatches médios que chegavam ao mercado. Ele se destacou de seus concorrentes por sua altura superior, facilitando o embarque de passageiros e, com esta característica, o modelo ganhou, catorze anos após o Peugeot 405, o título de “Carro do ano”, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas em redor do mundo.

O seu design exterior, atraente e dinâmico, foi inspirado no do Peugeot 206. O carro tinha uma melhor visibilidade frontal graças a um grande para-brisas. Seu interior espaçoso, funcional e versátil foi inspirado no mundo dos MPVs. 

Equipado com o motor diesel mais limpo do seu tempo, o 2.0 HDi 110 cv. com filtro de partículas, o Peugeot 307 também lançou a política “margarida”, dando origem a uma ampla gama de silhuetas derivadas com personalidades muito fortes: sedãs de 3, 4, 5 portas, SW (Station-Wagon) ou CC (Coupé-Cabriolet), não esquecendo o 307 WRC, que sucedeu o 206 WRC no Campeonato Mundial de Ralis em 2004 e 2005.

 

Peugeot 308, elegância e qualidades  dinâmicas recompensadas

Em 2014, a marca e a maior parte do mundo automotivo estavam entrando em uma nova era. Com o Peugeot 308, designers e engenheiros estavam projetando um modelo moderno com um design sofisticado. 

O cockpit do novo 308, que incorporava um novo arsenal tecnológico, também foi projetado para fornecer uma nova experiência de direção intuitiva: volante compacto, head-up display, console central alto e uma grande tela touch de 9,7 “. O Peugeot i-Cockpit®, inspirado no carro-conceito SR1, estabeleceu um novo padrão no mundo automotivo e agora é uma das principais características da maior parte dos carros de passeio da Marca.

1,7 milhão de unidades do PEUGEOT 308, com todas as silhuetas combinadas, foram vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento no final de 2013.

 

Peugeot 3008, o primeiro SUV eleito “Carro do Ano”

O primeiro SUV premiado desde a criação do troféu em 1964, o Peugeot 3008 é a materialização do desejo e do movimento da Peugeot de subir a gama de seus veículos para um patamar mais premium. O resultado é uma combinação inovadora de design, conforto e de controle na estrada.

Com mais de 1,7 milhão de unidades já vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento em outubro de 2016, o 3008 representa a visão da Peugeot do segmento SUV, em mercados onde a demanda por essa silhueta é insaciável. 

Esses elementos foram decisivos para tornar o Peugeot 3008 “Carro do ano” em 2017. O veículo também foi o ponto de partida para uma nova geração do Peugeot i-Cockpit®, conhecido como “Amplify”, oferecendo uma experiência intuitiva e única no prazer de dirigir, além de ser uma porta de entrada para funções avançadas de assistência ao motorista e conectividade permanente.

Consolidado no mundo dos utilitários esportivos, o Peugeot 3008 se destaca por suas qualidades “off-road”. Em 2016, a Peugeot Sport apresentou o 3008 DKR. Com a conquista das três primeiras posições em 2017 e o degrau mais alto do pódio em 2018, o Leão colocou seu nome na lista de vencedores do Dakar.