Toyota revela o Yaris Cross, novo SUV da marca

O modelo seria apresentado no Salão de Genebra 2020, que foi cancelado, mas chega ainda este ano ao Japão e em 2021 na Europa.

A Toyota revelou na última quinta-feira (23) o inédito Yaris Cross. Apesar de carregar o nome já visto no hatch, o modelo não é apenas uma variante aventureira, e sim um novo SUV compacto da marca.

 

O modelo seria apresentado no Salão de Genebra 2020, que foi cancelado, mas chega ainda este ano ao Japão e em 2021 na Europa.

 

Poucas informações sobre o modelo foram divulgadas, mas suas medidas estão entre elas. O Yaris Cross tem 4.180 mm de comprimento; 1.765 mm de largura; e 1.560 mm de altura.

 

Sua plataforma é a TNGA (GA-B), desenvolvida pela fabricante japonesa para carros compactos.

 

Motorização híbrida

O Yaris Cross tem duas opções de motorização, ao menos, o que foi revelado por enquanto. Uma se trata da movida à combustão: motor 1.5 de 3 cilindros, que nesse caso, tem tração dianteira.

 

Para a Europa, no entanto, o carro foi apresentado em uma única opção híbrida. Somando o motor elétrico com o 1.5, o Yaris Cross atinge 116 cavalos de potência máxima.

 

Vem para o Brasil?

Ainda não há informações sobre uma possível venda do modelo no Brasil. Como a Toyota ainda é a única das grandes marca que não tem um SUV compacto no país, existe uma grande expectativa sobre isso.

 

A empresa, inclusive, já anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para fazer um novo carro no país, mas ainda mantém mistério sobre qual será esse modelo.

 

O modelo que poderia fazer essa estreia para a marca no segmento é o Raize, que inclusive já teve patentes registradas no Brasil. Por ter uma plataforma simplificada, que reduz os custos de produção, o SUV seria um dos favoritos para vir ao mercado brasileiro.

 

No caso do Yaris Cross, como ele é baseado no Yaris europeu, e não o vendido no Brasil, o que poderia ser um entrave para sua vinda.