Unimed implanta central telefônica para suspeitos

A linha 0800-2012500 estará disponível para toda população, diante de sintomas suspeitos

Foto: Edio Junior

A Unimed Marília implantou uma central de informações sobre Coronavírus. A linha 0800-2012500 não é só para beneficiários, estando disponível para toda população diante de sintomas suspeitos. O objetivo é evitar o deslocamento dos pacientes leves e moderados, evitando a sobrecarga dos serviços de saúde.

De acordo com a Unimed Marília, a aglomeração de pessoas nos serviços de saúde aumenta o risco de transmissão e podem prejudicar o atendimento.

Se os sintomas forem leves ou moderados, a operadora se comprometeu a realizar um monitoramento em domicílio, através desse contato telefônico, já que o isolamento domiciliar é uma das principais medidas atuais para contenção do vírus.

Se os sintomas foram mais graves, como falta de ar, a equipe de orientação da Unimed, via 0800, vai indicar o atendimento médico presencial nos serviços de saúde disponíveis.

A nova linha sobre Coronavírus cria um “filtro seletivo” para contribuir, de forma geral, com toda população e com todo atendimento de saúde no município. Em casos mais leves, o Covid-19 tem tratamento dos sintomas, com evolução positiva na maioria das vezes.

Os sintomas se assemelham ao de um quadro gripal, coriza, espirros, dor no corpo, febre, tosse e dificuldade para respirar, podendo se agravar para pneumonia. O tempo de incubação do Covid-19 é de dois a 14 dias. Ou seja, o contato com as pessoas tem risco de transmissão, mesmo que elas aparentemente estejam saudáveis.

A transmissão de Coronavírus ocorre de forma semelhante a de outras viroses e gripes, só que com enorme capacidade de contágio, se espalhando rapidamente.

Os meios de contaminação são por gotículas salivares, ar, contato com objetos e superfícies contaminadas, secreções respiratórias e toque entre pessoas. A linha 0800-2012500 da Unimed para suspeitos de Covid-19 vai funcionar das 7h às 23 horas, todos os dias.