Virtus é o 1º sedã a receber sigla esportiva GTS

Primeiro sedã Volkswagen a receber a lendária sigla que designa modelos esporte no Brasil, o Virtus GTS combina esportividade, conectividade e design especial. O  modelo é equipado com o mesmo conjunto mecânico (motor e câmbio) do Polo GTS, oferecendo de série idênticos recursos tecnológicos. O sedã produzido na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 104.940. Não foi à toa que o Virtus se tornou o primeiro sedã Volkswagen a ostentar a insígnia GTS. Desde seu lançamento, em 2018, o modelo venceu diversas premiações e quase 30 comparativos publicados na imprensa brasileira. Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB, o Virtus é uma referência em excelência de dirigibilidade, conforto, segurança e alto nível de equipamentos. Agora o Virtus acrescenta à sua lista de predicados a esportividade.

Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina), combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.

Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

O motor 250 TSI é membro da consagrada família EA211 e conhecido dos modelos Jetta, Tiguan, T‑Cross e Polo GTS. Fabricado em São Carlos, no interior de SP, conta com vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível.

Externamente, o Virtus GTS traz várias diferenças no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que colabora para que o Virtus mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, para o que colabora o acerto esportivo da suspensão. O Virtus GTS tem defletor traseiro pintado em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas traseiras são escurecidas e as capas dos retrovisores são pintadas na cor preto brilhante.

É também comum ao Polo GTS e item de série para o Virtus GTS o painel digital (Active Info Display) com iluminação vermelha. O sedã oferece também o seletor do modo de condução, que altera sua personalidade, afetando inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro, que amplifica o prazer ao dirigir, garantindo mais emoção.

A lista de equipamentos de série do Virtus GTS segue a do Polo GTS e traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor na paradas em semáforos, por exemplo), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

 

Segurança eletrônica

Da mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série). O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas. O ESC do Virtus GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.