Bauru tem novo suspeito de coronavírus

Mulher retornou do Japão no último dia 20 e apresenta quadro gripal

Foto: Divulgação

Bauru tem um novo caso suspeito de coronavírus. Depois de uma jovem que esteve na China e apresentou sintomas no início de fevereiro, a cidade vizinha de Marília (100km) tem um novo paciente em investigação.

Uma mulher que retornou do Japão no último dia 20. A primeira suspeita já foi descartada por exame laboratorial feito pelo Instituto Adolfo Lutz (Estado).

A segunda suspeita de coronavírus em Bauru surge em uma mulher de 38 anos que passou dez dias no Japão, de 10 a 20 de fevereiro, e apresenta quadro gripal desde o último sábado (22). A Saúde Municipal divulgou o caso ao JCNet, jornal dessa cidade.

A paciente foi atendida na rede de urgência municipal de Bauru com coriza, febre, dor de garganta e falta de ar. Os sintomas podem ser de uma gripe comum, mas, em função do histórico de viagem, ela foi orientada ao isolamento social (cumprido em domicílio), para evitar a transmissão.

A paciente está medicada e é acompanhada. O quadro é estável. O caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal e do Estado, conforme protocolo determinado pela Saúde nesse caso.

A Secretaria de Saúde de Bauru informou que a paciente teve o sangue e a secreção nasofaringea coletados para análise laboratorial. “Todas as medidas foram tomadas conforme protocolos do Ministério da Saúde”, afirmou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru à mídia local.

Brasil tem um paciente confirmado em São Paulo

O caso de Bauru está entre pelo menos 20 suspeitos em investigação no país. E o Brasil já tem um paciente de coronavírus confirmado em São Paulo. O homem de 61 anos mora na capital paulista e esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

Dois testes deram resultado positivo hoje (26). A vítima brasileira está em quarentena domiciliar e 30 familiares também estão em observação, além de outras pessoas que conviveram com o paciente, como passageiros do mesmo voo.