Faltam cem doações de sangue para o carnaval

O Hemocentro comparou o estoque atual com o ideal para atender as demandas hospitalares estimadas para o feriado prolongado

 

Foto: Arquivo JM

Faltam mais de cem doações de sangue no Hemocentro de Marília para um carnaval seguro na região. O cálculo tem como base a baixa no estoque de todos os tipos sanguíneos. O serviço comparou o quadro atual com o ideal para atender as demandas hospitalares estimadas para o feriado prolongado.

O tipo O positivo, mais comum na população, apresentou queda no estoque nas últimas semanas e o Hemocentro teve dificuldade para estabilizá-lo, ainda estando abaixo do ideal para o carnaval.

Esse é o tipo sanguíneo mais necessitado. Sem considerar as futuras saídas de sangue do Hemocentro até o fim de semana (que alteram a conta), hoje a unidade já precisaria de mais 34 doações de O positivo para garantir um feriado seguro.

“Tivemos uma melhora recente de doações de O positivo. Ainda assim, estamos com 116 bolsas desse sangue e nosso cálculo ideal é de 150”, disse a assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti.

De A negativo a falta é de 25 bolsas de sangue; de O negativo, a falta é de 21; e A positivo, faltam 14 doações; de AB negativo, cinco; de AB positivo, faltam três; e de B negativo, falta uma doação. Sem contar as saídas e entradas de sangue até o carnaval. O cálculo tem como base a situação do estoque até ontem (18).

Somente o estoque de B positivo está com níveis absolutamente seguros, acima do ideal preconizado de 40 bolsas para o carnaval. Ontem havia 61, 11 a mais. No mais, faltam 103 doações de sangue de diferentes tipos.

“Desde o início de fevereiro, a média de doadores por dia tem sido de 37. Trabalhamos com o ideal de 60. Daí esse déficit”, justificou Dayane Galletti.

No carnaval, a demanda de sangue por causas emergenciais tende a aumentar nos hospitais e ainda há os pacientes crônicos que necessitam de transfusões e as cirurgias eletivas (agendadas). O Hemocentro de Marília é referência para mais de cem municípios da região.

Funcionamento do Hemocentro

Durante o feriado prolongado o Hemocentro funciona normalmente, das 7h às 13 horas. O serviço só permanece fechado no domingo e na terça-feira (25). O endereço é rua Lourival Freire, nº 240, ao lado do Fórum, bairro Fragata.

Jovens podem fazer a doação a partir dos 16 anos, acompanhados de um responsável até completarem 18. E adultos podem doar sangue até os 69 anos. O critério é boa saúde, peso acima de 50 quilos e estar alimentado, sem ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

Mulheres podem fazer três doações por ano e homens, quatro. Não é preciso agendar a doação. Basta comparecer. Para mais informações o telefone é 3402-1850.