“Lave o Dito Cujo”: ilustrações divertidas alertam sobre câncer peniano

O câncer de pênis faz com que aproximadamente 1.600 homens tenham de amputar o pênis no País

Com o intuito de conscientizar os homens brasileiros sobre a importância da higiene diária do pênis para evitar o câncer no órgão, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) apresenta a ação “Lave o Dito Cujo”.

A falta de higiene está entre as duas principais causas do câncer peniano e por isso, a importância da campanha.

A avaliação cuidadosa da região genital é fundamental para detectar lesões que podem ser cancerosas. As lesões penianas geralmente afetam a superfície da pele podendo ser detectadas examinando-se atentamente o p6enis.

De forma bem-humorada, a campanha discute um tema bastante sério: o câncer no órgão reprodutor masculino faz com que aproximadamente 1.600 homens tenham de amputar o pênis no País. Uma das medidas para diminuir as chances de desenvolvimento da doença, mais recorrente nas regiões Norte e Nordeste, é lavar a região diariamente.

Criado em parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro, o projeto faz um levantamento dos nomes populares de pênis e, para cada dia de 2020, uma ilustração será postada no perfil @laveoditocujo no Instagram, acompanhada por uma mensagem de alerta sobre a doença.

Ilustradores, designers e escultores que queiram participar da ação podem enviar uma mensagem para a página do Instagram.

A LAL também é responsável pela campanha Novembro Azul.