Chevrolet não vai participar do Salão do Automóvel de São Paulo neste ano

Assim como a Chevrolet, Toyota, Lexus, Hyundai, BMW, Mini, Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover, Volvo e Jac Motors também anunciaram que não irão expor seus veículos no São Paulo Expo.

A Chevrolet não vai participar do Salão do Automóvel de São Paulo neste ano, que acontece entre 12 e 22 de novembro. Em nota, a empresa, que é líder de mercado no Brasil, informou que a “estratégia de vendas e marketing é baseada na experiência do cliente”, e que vai apostar “cada vez menos em formatos analógicos”.

Assim como a Chevrolet, Toyota, Lexus, Hyundai, BMW, Mini, Peugeot, Citroën, Jaguar, Land Rover, Volvo e Jac Motors também anunciaram que não irão expor seus veículos no São Paulo Expo.

Além de ser a marca que mais vende carros no Brasil, a Chevrolet também é a fabricante do modelo mais popular do país, o Onix, que ganhou uma nova geração há poucos meses.

Para 2020, a Chevrolet terá ao menos um lançamento importante: a nova geração do SUV compacto Tracker. A chegada do modelo foi confirmada para março. Além dele, a fabricante deve renovar modelos como S10 e Trailblazer.

Presenças e ausências

Volkswagen, Fiat, Ford, Renault, Nissan, Jeep, Ram, Dodge e Troller, são as marcas que confirmaram presença no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano.

Honda, Mercedes-Benz, Porsche, Kia, Audi, Ferrari, Lamborghini, Maserati, Rolls-Royce, Caoa Hyundai, Caoa Chery e Subaru ainda não confirmaram.

A Reed Exhibitions, organizadora do Salão, disse que Honda, Kia, Caoa Chery, Caoa Hyundai e Subaru estarão no evento.

Chevrolet, Toyota, Peugeot, Citroën, Hyundai, BMW, Volvo, Jaguar, Land Rover, Mini, Lexus e Jac Motors já disseram que não participarão. Mitsubishi, Suzuki e Lifan ainda não decidiram.

 

Ausências não são surpresa

Na última edição, em 2018, outras marcas ficaram de fora. Foi o caso de Volvo, Jaguar, Land Rover, Peugeot e Citroën.

A debandada de fabricantes em grandes eventos do tipo não é algo exatamente novo. Salões estrangeiros têm sofrido com a ausência de grandes marcas.

O de Frankfurt, considerado um dos maiores do mundo, sofreu com isso em sua última edição, no ano passado. Na ocasião, estiveram de fora empresas como Nissan, Toyota, Volvo, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ferrari.

Para 2021, o evento já anunciou uma importante mudança: a troca de cidade. Depois de quase 70 anos, o IAA, como é conhecido, vai se mudar. A definição deve ser nas próximas semanas, entre Berlim, Munique e Hamburgo.

O mesmo vale para outras mostras, como a de Paris e Detroit. Esta última até mudou a data para não concorrer com a feira de tecnologia CES. Em 2020, será realizada em junho, e não mais em janeiro.

A principal explicação para que as marcas fiquem de fora de grandes feiras são os elevados custos, além de uma eventual falta de retorno financeiro. Por isso, as empresas preferem investir menos dinheiro em ações mais específicas, voltadas aos clientes.