Emerson Augusto de Carvalho tem o maior número de jogos no Brasileirão

Publicação feita no começo deste ano pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apontou o mariliense Emerson Augusto de Carvalho como bandeirinha paulista com mais jogos realizados na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro da Série A (2003 a 2019). Ele trabalhou em 283 partidas - 29 a mais que o 2º colocado Marcelo Van Gasse (254).

Na temporada passada, Emerson de Carvalho esteve como auxiliar em 22 rodadas. A temporada com mais participações foi em 2014, com 25 jogos. A menor foi justamente no primeiro ano dos pontos corridos (2003), com oito partidas.

O mariliense está com 46 anos e se aposentou em novembro de 2019. No mês passado, ele assumiu a vice-presidência da Comissão de Arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Emerson de Carvalho foi bandeirinha por 22 anos, sendo 12 deles com o brasão da Fifa. Ele trabalhou nas duas últimas edições da Copa do Mundo: Brasil (2014) e Rússia (2018), e também nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016). No currículo, o auxiliar tem também uma final de Campeonato Mundial de Clubes em 2013 (Bayern Munique x Raja Casablanca-MAR) e vários jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa América e Mundial Sub-20 e Sub-17.

No segundo semestre do ano passado, o bandeirinha mariliense trabalhou em três finais. A primeira na Copa do Brasil, em Porto Alegre, em que o Athletico-PR venceu o Internacional-RS por 2 a 1, no 2º jogo, no Beira Rio e foi o campeão. A segunda decisão foi da Copa Sul-Americana. No duelo único, em Assunção (Paraguai), o Independiente Del Valle (Equador) ganhou o título ao bater o Colón (Argentina) pelo placar de 3 a 1. A última final de Emerson foi a da Copa Paulista. Ele trabalhou no título do São Caetano sobre o XV de Piracicaba no empate em 1 a 1, no Anacleto Campanella.