27ª Clínica Internacional em Marília reúne 50 atletas e proporciona intercâmbio Brasil-Espanha

 

Iniciada no último sábado (11), no ginásio de esportes do Colégio Criativo, a 27ª Clínica Internacional de Tênis de Mesa reúne 50 atletas de quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Além de aprimorar a parte técnica dos mesatenistas, o programa de treinamentos e palestras promove o intercâmbio Brasil-Espanha.

Parceria de 20 anos entre dois grandes técnicos de tênis de mesa dos dois países garante a troca de experiências e o aperfeiçoamento dos participantes.

Os treinamentos estão sendo conduzidos pelo expert da ITTF (sigla em inglês da Federação Internacional de Tênis de Mesa) Abílio Cruz, o também expert da ITTF Nelson Machado e treinadores que participaram e puderam colocar em prática os ensinamentos do Training Camp.

“Tenho 55 anos de tênis de mesa e neste período já tive contato com atletas de mais de 102 países. Estamos observando os mesatenistas da Clínica Internacional e vamos escolher cinco jovens talentos para um intercâmbio”, enfatizou o expert da ITTF Abílio Cruz, que também é jornalista e fotógrafo.

De acordo com o organizador da 27ª Clínica Internacional de Tênis de Mesa em Marília, Nelson Machado, os treinamentos são de alto nível. “Temos atletas de destaque, 22 mesas e toda a estrutura necessária, com o auxílio de 12 professores. É muito bom poder receber o Abílio Cruz com todo o seu conhecimento e ver o sucesso de mais uma clínica organizada por nós”.

As atividades vão até o dia 19 de janeiro, das 9h às 12h e das 15h às 18h (com intervalo apenas no dia 15). Além dos treinamentos técnicos, palestras com os médicos André Moro, Ruy Okaji, Ricardo Yanasse e outros profissionais de destaque em suas áreas estão sendo promovidas. Somadas a isso, grandes nomes do tênis de mesa marcam presença na Clínica Internacional e passam seus conhecimentos aos atletas.

Campeão Paulista, Brasileiro, Belga, dos Jogos Abertos do Paraná e de Santa Catarina, além de medalhista em Sul-Americano, na década de 1990, Sandro Abrão é dos grandes nomes que prestigiam o evento. Atualmente, ele é o presidente da Federação Matogrossense de Tênis de Mesa, além de vice-presidente regional da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).

“Hoje temos no Brasil o Hugo Calderano, que é o 6º colocado no ranking mundial, mas não existe outro grande nome para substituí-lo, por enquanto. Acredito que o talento mais a disciplina podem formar um campeão. O segredo é muita dedicação e a vontade de ser campeão. E é exatamente isso que queremos estimular nestes atletas”, enfatizou Abrão.

Outro destaque da 27ª Clínica Internacional de Tênis de Mesa é o campeão Parapan-Americano, 1º lugar nos rankings das Américas e do Brasil, Cláudio Massad, de Bauru. Atualmente, o mesatenista é o 22º do mundo na Classe 10 para deficientes físicos.

E quem acha que o tênis de mesa é apenas para os mais novos, se engana. Aos 70 anos de idade, Myoko Kakitani participa da 27ª Clínica Internacional de Tênis de Mesa e dá exemplo aos mais novos com muita vitalidade. Esta mescla de idades, de classes sociais e de culturas fazem do tênis de mesa um esporte democrático e inclusivo.

Colégio Criativo, Yara Clube, APM (Associação Paulista de Medicina) de Marília, Unimed-Marília, FAIP, Lierre Farma e DREL-Marília (Diretoria Regional de Esportes) são parceiros da Clínica Internacional de Tênis de Mesa.