"Coringa" lidera lista de indicados ao Oscar 2020

Joaquin Phoenix foi indicado a melhor ator por "Coringa", que teve 11 indicações

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem, em Los Angeles (EUA), os indicados ao Oscar 2020. O anúncio foi feito pelos atores John Cho e Issa Rae.

"Coringa" é o filme com maior número de indicações, 11 no total, presente em categorias importantes como melhor filme, melhor diretor (Todd Philips), e melhor ator (Joaquin Phoenix).

"Democracia em vertigem", documentário brasileiro da diretora Petra Costa, que mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, também foi indicado.

"Era uma vez em Hollywood", "1917", "O Irlandês" dividem a segunda colocação na lista, com 10 indicações cada. Atrás deles, com seis indicações, estão o coreano "Parasita", "História de um casamento", "Adoráveis mulheres" e "Jojo Rabitt".

Scarlett Johansson concorre a melhor atriz por "História de um casamento" e a atriz coadjuvante por "Jojo Rabbit". Antes dela, 11 atores foram indicados no mesmo ano nas duas categorias. A mais recente foi Cate Blanchett, em 2008.

O coreano "Parasita" foi indicado nas categorias melhor filme e melhor filme internacional. A cerimônia de premiação acontece em Los Angeles no dia 9 de fevereiro.