Alunos de Fatec de Garça criam coleira refletora que protege animais

Projeto dos alunos do curso de ‘Gestão Empresarial’ criou a "See All Pet"

Alunos do curso superior tecnológico de ‘Gestão Empresarial’ da Fatec de Garça, criaram um produto que protege animais que circulam pelas ruas, evitando atropelamento. É a coleira refletora ‘See All Pet’, que brilha no escuro e alerta motoristas da presença de animais, evitando acidentes.

A ideia surgiu durante as aulas do curso  ‘Gestão Empresarial’, onde  os alunos foram desafiados a criar um projeto ou serviço inovador. Como alguns integrantes do grupo tinham contato com Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção a animais e perceberam essa demanda, eles desenvolveram uma coleira de tecido aliada a uma fita refletora. Quando faróis de automóveis são direcionados à coleira, a fita projeta luz e permite ao motorista identificar a presença do animal.

A produção ainda é caseira e o custo, menor que o de peças similares já comercializadas.   Os alunos buscam colocar o produto no mercado. “Enxergamos a necessidade de melhorar a visibilidade de animais e não encontramos uma alternativa desse tipo no mercado da região com um valor acessível”, disse  o aluno Lucas Fantato Gally, um dos integrantes do grupo. “Já participamos de alguns eventos com esse projeto e pretendemos expandir o desenvolvimento do produto.”

A coleira já foi testada e colocada em colocada em uso dentro da própria Fatec. A unidade adotou o cão Scooby, que se tornou o “garoto-propaganda” da marca e o primeiro a usar a See All Pet.

O professor Fábio Rodrigues, foi o orientador do projeto e destaca o espírito empreendedor dos alunos. Ele explica que neste primeiro semestre de 2020 os alunos irão realizar o plano de negócio do projeto e a coleira poderá ser comercializada. O processo para patentear a coleira também está adiantado. “É uma grande satisfação ver um projeto assim crescendo e fazendo o bem para a comunidade”, disse o  professor.

A diretora da Fatec de Garça, Cássia Bassan, disse que o projeto além de contribuir com o aprendizado dos alunos, traz benefício para sociedade. “É um projeto muito importante e que merece divulgação. Além do conhecimento que os alunos adquirem nas aulas, é um produto que ajuda a sociedade”, disse.

O grupo que realizou a coleira ‘See All Pet’ é formado pelos alunos Andréia Honorato de Siqueira, Alcie Ribeiro, Caroliny Karla dos Santos Vitoria Borges, Elaine Evaristo Semensato, Janaina de Lima Finotti, Livia Isabelle Albero Carvalho, Lucas Fantato Gally, Marlon Rafael da Silva e Miriam de Souza Silva.