Novembro tem índice de chuva abaixo da média na região

Chuva foi benéfica para todas as culturas e para pastagem

Novembro registrou índice de chuva abaixo da média histórica para o mês na região de Marília. Conforme dados do EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural de Marília), até dia 28 o volume de chuva foi 101milímetros.  De 1977 a 2018 a média histórica é de 147,7 milímetros para o mês de novembro.

Segundo o engenheiro agrônomo, Claudio Funai, diretor técnico do EDR  de Marília, mesmo estando abaixo da média, a chuva de novembro foi benéfica para todas as culturas, principalmente para pastagem e plantação de amendoim que estão em fase de crescimento.

Novembro registrou 13 dias de chuva e o volume total do mês será finalizado hoje (30). “Até outubro a chuva estava bem abaixo da média e a chuva de novembro beneficiou todas as culturas”, disse o agrônomo. Os meses de dezembro e janeiro costumam ser mais chuvosos.

Para o mês de dezembro, conforme institutos de meteorologia, a  chuva deve ficar acima da média em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, com exceção do oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul que devem ter a chuva dentro da média climatológica para dezembro. Toda a região Norte do Brasil aponta chuva acima da média.

PREVISAO FINAL DE SEMANA

Hoje (30) e amanhã  a frente fria se afasta para o oceano, mas ainda puxa umidade para o eixo Minas-Rio-Espírito Santo, o que faz a chuva estacionar e seguir de forma persistente no centro e sudeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Com a persistência da chuva – que pode atingir 80 milímetros em alguns municípios, com alerta para o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e extravasamento de rios.

 Nas demais áreas do Sudeste, o sol predomina e faz calor, mas há condição para chuva, que pode ser forte especialmente no interior de São Paulo e no oeste e norte de Minas Gerais. No domingo, a frente fria se afasta mais, mas o tempo ainda fica instável no Sudeste. Em grande parte de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, chove a qualquer hora e o dia fica bem fechado, com poucas aberturas de sol. A expectativa é de mais acumulados elevados na região. Nas demais áreas destes Estados e em São Paulo, sol, calor e pancadas de chuva no final da tarde.