CLUBE DE CINEMA

“Graças a Deus” (Grâce à Dieu - França / Bélgica, 2019), filme que o Clube de Cinema de Marília (CCM) exibe neste sábado (30) às 20h15

Em “Graças a Deus” (Grâce à Dieu - França / Bélgica, 2019), filme que o Clube de Cinema de Marília (CCM) exibe neste sábado (30) às 20h15, Alexandre (Melvil Poupaud) um dia toma coragem para escrever uma carta à Igreja Católica, revelando um segredo: quando era criança, foi abusado sexualmente pelo padre Preynat (Bernard Verley).

Os psicólogos da Igreja tentam ajudar, mas não conseguem ocultar o fato de que o criminoso jamais foi afastado do cargo, pelo contrário: ele continua atuando junto às crianças.

Alexandre toma coragem e publica a sua carta, o que logo faz aparecerem muitas outras denúncias de abuso, feitas pelo mesmo padre, além da conivência do cardeal Barbarin (François Marthouret), que sempre soube dos crimes, mas nunca tomou providências.

Juntos, Alexandre, François (Denis Ménochet) e Emmanuel (Swann Arlaud) criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências. Mas eles terão que enfrentar todo o poder da cúpula da Igreja. Direção: François Ozon.  Duração: 2h18min. Não recomendado para menores de 14 anos.

DOMINGO

Amanhã, no mesmo horário, o CCM exibe “A Natureza do Tempo” (En attendant les Hirondelles - França, 2018). Argélia, tempos atuais.

Um empresário da área imobiliária enfrenta problemas familiares; um motorista aceita fazer o complicado favor de conduzir uma jovem ao seu futuro marido; e um neurologista às vésperas do casamento e de uma aguardada promoção descobre que vem sendo acusado de estupro. Três vidas bastante diferentes, mas com traços em comum. Direção: Karim Moussaoui. Duração: 1h52min. Não recomendado para menores de 12 anos.

As sessões de final de semana do Clube de Cinema de Marília acontecem aos sábados e domingos, às 20h15, na Sala Municipal de Exibição “Emílio Peduti Filho”, localizada na Av. Sampaio Vidal, 245 (esquina com Av. Rio Branco - entrada pelo Museu de Paleontologia). Sócios: mensalidade R$ 20,00 / não sócios: contribuição R$ 5,00 por sessão.