Alunos da Escola Gabriel Monteiro participam do Seminário de Iniciação Científica Pibic/Famema

Escola é pioneira no evento e participa do seminário desde 2016

 

Alunos da Escola Estadual Gabriel Monteiro da Silva, de Marília, apresentaram trabalhos no último dia 22 do Seminário de Iniciação Científica Pibic/ Famema. No dia 21 a participação foi dos alunos da escola Amílcare Mattei.

A Escola Gabriel Monteiro é pioneira na parceira e participa do seminário desde 2016, quando a professora de ciências Priscilla Gomes Soares, desenvolveu sete projetos de iniciação científica com alunos de 8º e 9º anos com a finalidade de participação da Feira de Ciências Estadual.

Segundo o coordenador de Ciências da Diretoria de Ensino, professor Maciel Marques Redígolo, em conversa informal com o professor Agnaldo Chies, propôs a participação desses trabalhos no Seminário da Famema. “De imediato foi passada a proposta a professora Dra Maria Angélica Spadella, coordenadora do evento, que acolheu nossa proposta de imediato firmando a parceria formalmente”, disse.

Desde então houve abertura da participação a alunos de outras escolas e outros professores da unidade escolar. Em 2017 a escola participou com 10 projetos e em 2018 com 17.  Devido ao excesso de demandas de trabalho a escola este ano teve cinco projetos participantes. Para 2020 há perspectiva de aumentar esse número.

Segundo o professor Maciel Redígolo, a diretora Cássia Regina Rossin e coordenadores apoiam a iniciativa e não medem esforços para que a pesquisa esteja presente na escola. “A professora Priscilla foi a desbravadora que permitiu a concretização dessa parceria de sucesso, ela é diferenciada em seu trabalho e faz o “impossível” para desenvolver a capacidade cognitiva e social a seus alunos”, disse.