MAC estreia contra o Linense e faz 2º jogo com o Noroeste

Clubes têm até a próxima quinta-feira (dia 28) para definirem os dias e os horários dos jogos em casa

Por Jorge Luiz

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou ontem (dia 25) a tabela completa da 1ª fase do Campeonato Paulista da Série A-3. Logo nas duas primeiras rodadas, o Marília Atlético Clube (MAC) terá dois clássicos regionais.

A estreia é diante do Linense no dia 26 de janeiro, no estádio Bento de Abreu e na sequência terá o confronto contra o Noroeste, em Bauru, no dia 29. (Confira todos os jogos do Alviceleste no quadro).

“Acho que estrear em casa é bastante positivo por causa da torcida, que está empolgada pelo acesso esse ano. Sei que serão dois clássicos muitos difíceis, pois os dois adversários também serão favoritos na competição. A Série A-3 de 2020 vai ser muito equilibrada, porque os investimentos são muitos parecidos. Alguns poucos vão ter um algo a mais para gastar”, destacou o técnico maqueano Júlio Sérgio, que comandou o Linense na Série A-2 deste ano.

O treinador Alviceleste gostou da tabela pelo fato de só haver nesta 1ª fase, quatro rodadas no meio de semana: Noroeste fora (29/01), São Bernardo em casa (12/02), Rio Preto em casa (9/03) e Grêmio Osasco em casa (22/03).

“Esse ano com o Linense, tivemos uma tabela muito apertada, com muitos jogos em um espaço curto de tempo. Em 2020 teremos mais espaçamentos entre uma partida e outra. Isso é muito bom para trabalharmos o tempo de recuperação, mas obviamente que a pré-temporada tem papel fundamental na preparação física”, comentou.

As equipes têm até a próxima quinta-feira (dia 28) para enviarem à Federação o dia e o horário em que vão querer seus jogos como mandantes. Júlio Sérgio disse que essa situação ainda será definida com a diretoria.

“Essa é uma particularidade de cada cidade, pois é importante para a diretoria escolher o dia e horário em que os torcedores mais comparecem. Essa será uma decisão em conjunto, mas eu prefiro jogar depois das 18h, pois o rendimento do atleta é maior”, opinou.

Regulamento

O Paulista da Série A-3 terá 16 agremiações, começará no dia 26 de janeiro e terminará no dia 17 de maio. A fórmula de disputa da 1ª fase foi mantida, com os times jogando em turno único: 15 rodadas cada um. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a ‘Bezinha’ (4ª Divisão) de 2021 e os oito primeiros se classificam para as quartas de finais.

A novidade no mata-mata (jogos de ida e volta) será o retorno das cobranças de pênaltis em caso de empate nas duas partidas ou uma vitória para cada lado com o mesmo saldo de gols.

A única vantagem do clube de melhor campanha será realizar a segunda partida em casa. Assim como em 2019, somente o campeão e o vice garantem o acesso para o Paulista da Série A-2 de 2021.

MAC e Paulista de Jundiaí são as equipes que subiram da 4ª Divisão nesta temporada e Linense e Nacional foram os rebaixados da Série A-2. Os 12 remanescentes de 2019 são: Barretos, Batatais, Capivariano, Comercial, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Grêmio Osasco, Noroeste, Olímpia, Primavera/Indaiatuba, Rio Preto e Velo Clube.

Pré-temporada

A pré-temporada maqueana terá início no dia 2 de dezembro (segunda-feira) e o técnico Júlio Sérgio quer começar o trabalho com no mínimo 18 atletas. Até o momento o clube já anunciou oito reforços e a manutenção do volante Mykaell, que subiu o com o time na ‘Bezinha’.

Os contratados são: goleiro Igor (Linense), zagueiro Hítalo (Hercílio Luz-SC), volantes Alan Mota (Taubaté) e Fabrício (Água Santa); meias Marquinhos Vilela (Desportivo Brasil), Rafael Sayão (Hercílio Luz-SC) e Kelvy (Barra-SC), e o atacante Lucas Machado (Votuporanguense).

Cada agremiação poderá inscrever 26 atletas na listagem principal. A ‘Lista B’ será ilimitada, mas atende aos seguintes critérios: possuir idade entre 16 anos completos e nascidos até 1999, estar registrado ininterruptamente pelo clube no mínimo há seis meses (ainda que emprestado) e ter participado de uma competição de base por este mesmo time, entre os campeonatos organizados pela FPF em 2019 ou antes.