Programa Pauta Antidrogas completa 20 anos

Palestras combatem álcool, cigarro e drogas ilícitas

Foto: Divulgação

O programa Pauta Antidrogas completou 20 anos de ação voluntária em Marília e região. A palestra realizada em setembro no CEEJA (Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos) marcou a comemoração do aniversário.

Os profissionais responsáveis estão disponíveis para orientações em instituições, empresas e igrejas.

Voltado à prevenção e combate do uso de drogas lícitas e ilícitas, o programa promove palestras e orientações gratuitamente e já realizou diversas campanhas junto à sociedade.

O idealizador, Wilson Damasceno, vereador e delegado de polícia aposentado, contou que a ideia surgiu a partir de realidades difíceis na família e no trabalho. “Eu lidava com o problema das drogas diariamente na Polícia e também perdi um familiar por uso de crack”.

Junto com Damasceno estão os voluntários Getúlio Sato, escrivão de polícia aposentado, e João Carlos Louro, psicólogo especialista em dependência química.

Por mais de uma década o programa produziu um boletim informativo, utilizando a gráfica do Jornal da Manhã, parceiro, gratuitamente. Há cinco anos o Pauta Antidrogas se aliou ao Amor Exigente, contribuindo com o encaminhamento de famílias para a entidade.

“Hoje, com 20 anos de Pauta Antidrogas nos sentimos gratificados pelos tantos relatos positivos de pessoas que se afastaram das drogas. O objetivo tem sido atingido”, comemorou Damasceno.

As palestras dos voluntários incluem orientações, esclarecimento de dúvidas e apresentação sobre as drogas, incluindo substâncias e materiais utilizados. “É importante que a população conheça as drogas com nosso enfoque para saber se proteger. São prazeres que causam prejuízos enormes ao usuário, familiares e à sociedade”.

O Programa Pauta Antidrogas permanece ativo e o agendamento para a ida a escolas, igrejas, entidades ou empresas pode ser feito pelo número 99721-4199, sem custo algum, em Marília e região.