Marília registra em média três casos de violência doméstica por dia em 2019

Bairros das zonas Norte e Sul concentraram mais de 60% dos delitos nos dez primeiros meses do ano

Por Matheus Brito

 

As polícias Civil e Militar foram acionadas em média três vezes por dia em Marília para atendimento de ocorrências de violência doméstica no ano de 2019. Os números foram obtidos pela reportagem do Jornal da Manhã através da Lei de Acesso à Informação.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo forneceu os dados através do sistema de registros de boletins de ocorrência da Polícia Civil, denominado RDO.

Nos 304 dias entre os meses de janeiro e outubro foram registradas 920 ocorrências de violência doméstica na cidade, representando três casos diariamente.

Os números indicam os meses de setembro e o outubro como os com maior incidência desse delito em Marília no ano. No nono mês de 2019 foram contabilizadas 114 ocorrência e mais 101 no mês seguinte. Já julho foi com a menor quantidade de casos com “apenas” 76.

Os dados obtidos pela reportagem ainda apontam que os bairros da zona Norte concentraram a maioria dos crimes de violência doméstica. A região contabilizou 308 ocorrências, representando 33,4% do total.

A zona Sul vem na sequência com 281 crimes (30,5%) e Oeste com 206 (22,3%). A Leste e Central tiveram a menor incidência desse tipo de delito. A primeira contabilizou 62 (6,7%) e a segunda 63 (6,8%).