Presidente do Coren e ex-aluna da Famema se torna embaixadora

Renata Viana é de Garça e cresceu em Marília. Ela integra a Federação Mundial de Enfermeiros em Cuidados Críticos

 

Foto: Divulgação

A presidente do Coren-SP, Renata Andréa Pietro Pereira Viana, é a nova embaixadora da Federação Mundial de Enfermeiros em Cuidados Críticos (WFCCN). Ela é garcense e cresceu em Marília, tendo se formado na Famema (Faculdade de Medicina de Marília).

O Coren SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) é um órgão responsável pela atuação de mais de 500 mil profissionais. Hoje, além de presidente dessa entidade, Renata Viana recebeu o título de embaixadora de honra da Federação Mundial de Cuidados Críticos.

O objetivo dessa federação é representar os enfermeiros de terapia intensiva em nível internacional.

O WFCCN promove a cooperação, colaboração e estabelece padrões de educação, prática e gestão da enfermagem em terapia intensiva, além de estimular e apoiar as iniciativas de pesquisa da área em todo o mundo.

Renata Andréa Pietro Pereira Viana se graduou em Enfermagem em 1998, tendo especializações em Nefrologia, Epidemiologia Hospitalar, Administração Hospitalar e Educação em Saúde. Mestrado em Educação e Saúde e doutorado em Ciências da Saúde.

Ela é fundadora e membro efetivo da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti), com proficiência em Terapia Intensiva.

Já foi presidente da Amib (Departamento de Enfermagem da Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e atualmente é diretora do Núcleo de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Publico Estadual de São Paulo - Gerência de Enfermagem.

Renata Viana também é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem e orientadora do Programa de Mestrado Profissional da Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Iamspe-SP.

Além de membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Terapia Intensiva, revisora do International Scholars Journals e da Revista da Escola de Enfermagem da USP.