Ação conjunta realiza hoje evento de saúde gratuito para os homens

Programação dura o dia todo, nesta quinta-feira, e será desenvolvida na Famema

 

Foto Divulgação

A população masculina, e geral, está convidada a participar da programação Novembro Azul que acontece nesta quinta-feira (7) sobre a saúde dos homens e prevenção do câncer de próstata. O evento gratuito é uma ação conjunta do Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema, do Grupo Empreender e do Programa Municipal Saúde do Adulto.

A participação é gratuita. Uma palestra abre a programação às 8h30 com o tema “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, ministrada pelo médico radiologista Yuri Kremp, do setor de Oncologia do Hospital das Clínicas.

O evento segue com apresentação cultural, exposição de artesanato e sobremesas com o Grupo Empreender e a exposição individual “Cores multidisciplinares” do artista plástico Sérgio Doretto. No período da tarde, às 13h30, haverá uma roda de conversa com o médico Valdir Marin.

“Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. E o agravo é a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta muito as chances de cura”, enfatizou a superintendente do HC/Famema, Paloma Libanio Nunes.

Segundo o diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, o público alvo do evento de hoje é a população masculina, incluindo os idosos, porque a idade é fator de risco: 65% dos casos correspondem a pacientes com mais de 65 anos de idade.

O médico diretor da Famema alertou ainda para o histórico da doença na família; a raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, sedentarismo e obesidade. Todo evento será na Famema fica na avenida Monte Carmelo, nº 800. O telefone é 3402 1372.

“Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção”, disse uma das diretoras do Empreender, Denise Campos.

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata

Dia 17 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. No calendário nacional de prevenção, o movimento Novembro Azul é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata.

Conforme informações da Famema, o exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idade a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). É um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata.

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.