Pacientes do PS criticam “festa” de residentes

Turma de médicos da Famema comemora conclusão do curso dentro do Pronto-Socorro e incomoda atendidos

 

Foto: Reprodução TV TEM

Pacientes e acompanhantes no Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas criticaram a “festa” de residentes feita dentro da unidade. A comemoração pela conclusão da residência é uma tradição da Famema, mas foi considerada uma falta de respeito à condição de saúde dos atendidos.

O descontentamento levou algumas pessoas a filmarem o episódio pelo celular. Os vídeos foram exibidos ontem pela TVTem, que mencionou a infração ao Código de Ética.

Em um dos vídeos, os residentes aparecem aplaudindo os colegas um a um e gritando palavras comemorativas, o que levou mais de uma hora. A imagem também mostra a proximidade dos pacientes, parte deles em macas.

Descida da rampa é tradição no HC

De acordo com o Hospital das Clínicas de Marília, a cerimônia comemorativa dos formandos de Medicina acontece desde a formação da primeira turma de médicos.

A descida da rampa do hospital simboliza a jornada percorrida nos seis anos de curso. “Em nenhum momento foi impedida a entrada de pessoas no Pronto-Socorro. Os atendimentos foram realizados normalmente e todos os setores envolvidos foram informados sobre o ato antecipadamente”, mencionou a direção.