Comus avalia aplicação de recursos públicos

População é convidada a participar de encontro de conselheiros

Por Ana Carolina Godoy / Foto Divulgação

Os conselheiros municipais de Saúde se reúnem para avaliar a aplicação de recursos públicos. A prestação de contas, do Fundo Municipal e de hospitais e serviços, estará na pauta de hoje (30) do Comus. As discussões mensais são desenvolvidas de forma aberta ao público.

Serão avaliados os recursos do Fundo Municipal da Saúde aplicados no mês de agosto. E a Secretaria Municipal da Saúde preta conta do pagamento dos servidores no último mês de setembro.

Entre as entidades de saúde, a Associação Beneficente Hospital Universitário presta contas sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento da zona norte) de janeiro a maio deste ano (contrato nº 1292/2016).

A Maternidade Gota de Leite também estará presente na reunião em função dos convênios municipais que possui, gerenciando recursos em diferentes serviços municipais de saúde.

A Gota abre a aplicação de recursos de janeiro e fevereiro deste ano na ESF (Estratégia Saúde da Família); de janeiro a maio no Caoim (Controle da Obesidade Infantil); e de janeiro a maio no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). Além dos gastos do Pronto Atendimento de Urgência e Emergência também nesses primeiros cinco meses do ano.

O Comus (Conselho Municipal de Saúde) se reúne toda última quarta-feira do mês. Os conselheiros abrem a pauta a partir das 16h, mas a população participante pode chegar até 18 horas. O local é o auditório da Secretaria Municipal da Saúde, no 4º andar do prédio. O endereço é avenida Castro Alves, nº 61, no bairro Somenzari.