PSICOLOGIA DA SAÚDE

Reunindo dezenas de especialistas na área da psicologia da saúde, que cresce a cada dia no Brasil e no mundo, no livro PSICO-ONCOLOGIA

Reunindo dezenas de especialistas na área da psicologia da saúde, que cresce a cada dia no Brasil e no mundo, no livro PSICO-ONCOLOGIA - Caminhos de Cuidado (Summus Editorial - 280 páginas), as autoras psicólogas / organizadoras Marília A. de Freitas Aguiar, Paula Azambuja Gomes, Roberta Alexandra Ulrich e Simone de Borba Mantuani tratam - com seriedade e sensibilidade - de assuntos como a boa comunicação na oncologia, o papel do pai e da mãe no tratamento das crianças, o manejo da dor em oncologia, a morte e o processo de morrer em pacientes oncológicos, a espiritualidade como estratégia de enfrentamento, câncer de mama e sexualidade e o estresse dos profissionais cuidadores.

Livro fundamental na área da psicologia da saúde, destina-se a oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, psicólogos, psico-oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e cuidadores.

Marília A. de Freitas Aguiar é psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP; doutora em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG; coordenadora e docente da pós-graduação em Psico-Oncologia e cocoordenadora e docente da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Feluma.

Paula Azambuja Gomes é psicóloga; especialista em Psico-Oncologia pela Feluma; pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa pela Faculdade Católica de Anápolis; tem capacitação profissional em Psicologia em Especialidades Médicas – Oncologia Adulto/Núcleo de Cuidados Paliativos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Roberta Alexandra Ulrich é psicóloga com especialização em Psico-Oncologia pela Feluma; especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Simone de Borba Mantuani é psicóloga, especialista em Psico-Oncologia pela Feluma e em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe (Curitiba, PR).