TURISFRAM leva marilienses para Gramado, na Serra Gaúcha

Com a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul, cidade é hoje o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil

Gramado tem a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é hoje o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil.

Com uma economia voltada ao turismo, o município de pouco mais de 33 mil habitantes está localizado na Serra Gaúcha e recebe anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas. Uma linda cidade na Serra.

Um pequeno e harmonioso recanto ao Sul do Brasil. Gramado surgiu como um refúgio para o descanso dos tropeiros.

Mas este pequeno município já nasceu predestinado ao turismo. Logo, os primeiros visitantes descobriram o ar fresco da Serra e o veraneio tornou-se um hábito.

Escondida na encantadora Serra Gaúcha, Gramado mescla os caprichos da natureza com o talento empreendedor de seu povo. Primeiro vieram os luso-açorianos e depois os imigrantes italianos e alemães no final do século XIX.

Num amplo e verdejante gramado, os viajantes descansavam à sombra das árvores na dura subida do Litoral para a Serra.

A vocação para o turismo faz de Gramado um dos destinos turísticos mais desejados do país, reunindo a diversidade gastronômica, a qualidade da hotelaria e lugares incríveis que já se tornaram cartões postais.

Os amantes da natureza não podem deixar de fazer um roteiro de agroturismo, pois é nas colônias que se esconde a paisagem mais original e bonita de Gramado.

Com a maior infra-estrutura turística do Estado do Rio Grande do Sul, Gramado oferece mais de 200 casas gastronômicas que servem desde o mais simples até o mais exigente paladar.

A rede hoteleira conta com centenas de estabelecimentos e é reconhecida pela excelência dos serviços prestados.

Para tanto, disponibiliza em torno de 10.000 leitos.

É impossível passar por aqui sem levar os produtos com a qualidade de Gramado, entre chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

Os mega-espetáculos realizados fazem brilhar os olhos daqueles que os assistem.

O Natal Luz, o primeiro evento natalino do Brasil, hoje é um dos maiores espetáculos do gênero no mundo.

O Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino, o grande evento cinematográfico do país, é uma festa que gira em torno dos famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas, numa semana de muito glamour.

A Festa da Colônia é excelente oportunidade para se ver de perto as culturas típicas alemã e italiana.

O Festival de Turismo de Gramado, organizado por Marta Rossi e Sílvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, é considerado uma das maiores feiras de negócios da América Latina.

Gramado é muito mais do que lareira e vinho no inverno.

As quatro estações do ano são bem definidas e proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza.

E para você, que pensa em Gramado para passear no frio, basta visitar a cidade nas outras estações e também tem ares europeus que misturam um pouco da colonização alemã, um pouco da italiana e até mesmo da suíça.

Não apenas nas construções, mas as belas praças e parques, a gastronomia típica e o comércio inspiram-se no visual do velho continente para criar um cenário perfeito!

No inverno, o frio da Serra acrescenta um charme extra às ruas cheias de lojinhas interessantes, os cafés movimentados, a Rua Coberta, a bonita igreja e o comércio famoso pelas roupas de lã e pelo chocolate artesanal. Mas Gramado atrai visitantes o ano inteiro, graças a sua intensa programação e sua variedade de atrações.

Sede do badalado Festival Internacional de Cinema, de Publicidade e de outros tantos eventos, Gramado promove festas fixas em seu calendário, como a Festa da Colônia, a Chocofest e o Natal Luz de Gramado. Este movimento de turistas faz com que Gramadoseja uma cidade com bons hotéis, spas, pousadas aconchegantes, restaurantes sofisticados e também típicos, além das tradicionais casas de Café Colonial, que são uma tentação!

Não é à toa que Gramado é sede do concorrido Festival de Cinema que movimenta a Serra Gaúcha no mês de agosto. Com paisagens que parecem retiradas de um cenário, a cidade reúne casinhas em estilo enxaimel, ruas limpas e tomadas por jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros.

Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos visitantes.

Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente.

É fato que durante o inverno a cidade fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas.

Entretanto, nas outras épocas do ano, há festas e eventos, além dos muitos restaurantes, do comércio da Avenida Borges de Medeiros sempre cheio de novidades e dos irresistíveis chocolates.

De novembro a janeiro, a esmerada decoração natalina e os eventos do Natal Luz enchem as ruas de cores e de brilho.

Colonizada pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado preserva suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus fundadores. Assim como na bela vizinha Canela, a apenas sete quilômetros de distância.

Os roteiros de agroturismo levam às propriedades rurais dos descendentes que preservam, com orgulho, as tradições européias.

Os tours, claro, incluem degustação de produtos típicos como linguiça, salaminho, queijos e vinhos.

Quem leva:

Turisfram de Marília agora em novo endereço: Rua Jose de Anchieta, 109- Centro. Maiores informações pelo telefone (14) 3454-4433, pelo email contato@turisfram.com.br ou no site www.turisfram.com.br. “Viajar tranquilo... é viajar com a TURISFRAM"