Pompeia completa 91 anos de fundação nesta terça-feira

Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município tem como principais forças o agronegócio e a indústria

A cidade de Pompeia (a 26 km de Marília) completa 91 anos de fundação neste dia 17 de setembro. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município tem como principais forças o agronegócio e a indústria, tendo como principal destaque o Grupo Jacto.

 

Fazendo parte da programação das comemorações do 91º aniversário de Pompeia, no último sábado (14) foi inaugurada a Pista de Cooper e Ciclovia “Luís Augusto Schiavon Ramos”, na Alameda Izidoro Zanuto, atrás da Praça Jesus Maria. Show com a banda Pecado Capital aconteceu na praça Jesus Maria para marcar a conquista aos pompeianos.

 

Amanhã (18), às 20h, será inaugurada a Pista de Cooper e Ciclovia na via que liga os bairros Flândria e JK, partindo da rua Taquari até chegar à rua Oscar Pedroso Horta. Com mais de 950 metros de extensão, as benfeitoriais vão homenagear o saudoso cidadão pompeiano Cláudio Francisco Coraça de Brito, o Mimi.

 

Inaugurada no dia 18 de abril de 2008, a Academia Vida de Pompeia foi revitalizada recentemente pela Administração Municipal para continuar atendendo bem a população da cidade.

 

História

 

As primeiras expedições começaram a desbravar a área em 1852, quando João Antônio de Moraes, Francisco de Paula Moraes e Francisco Rodrigues de Campos obtiveram, do governo imperial, a posse primária destas terras para o desenvolvimento da agricultura. Em 1922, foram feitas as primeiras plantações de café.

 

Após ser desmembrado do município de Campos Novos com o nome de Patrimônio de Otomânia, a vila foi incorporada ao município de Marília, do qual se desligou em 1938 por meio do Decreto Estadual 9.775, de 30 de novembro.

 

Nascia, então, o município de Pompeia, nome dado em homenagem à esposa do senador Rodolfo Miranda, Aretuza Pompeia da Rocha Miranda.

 

A fundação do município aconteceu em 17 de setembro de 1928 e a emancipação política e administrativa ocorreu em 30 de novembro de 1938.

 

Festa do Peão e show de Gustavvo Lima

 

As trocas de 1kg de alimento (exceto sal e fubá) por ingresso para o quarto dia da 31ª Festa do Peão de Pompeia (22 de setembro) seguem até a próxima quinta-feira (19), das 9h às 18h, na Arena Esportes e Eventos. O sistema exclusivo para moradores de Pompeia é válido para a final do rodeio e show de Gusttavo Lima.

 

Na troca, o pompeiano deve levar o respectivo alimento e apresentar o Cartão SUS e o RG. Em caso de trocas para os familiares, o representante terá que comparecer com os documentos de cada familiar, além dos quilos de alimentos. Menores de 10 anos não precisam fazer a troca.

 

A entrada de quinta-feira a sábado é gratuita para moradores e visitantes. Para o domingo (22), os visitantes podem adquirir os ingressos por R$ 50,00 – antes da virada de lote - nos pontos de venda: Loja Arezzo no Marília Shopping; e Tripa Produções, no Shopping Atenas, em Marília; Maíra Ponce Acessórios, em Tupã; e Alvorada Ranch em Quintana, Pompeia e Herculândia.