Sobreviventes enlutados por suicídio

Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta.

 

Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta.

São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano.

Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas.

Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes.

Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam.

Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.

A autora - Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Tem doutorado e pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

É mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA).

É coordenadora da pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocordenadora da pós-graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae.

É organizadora de Vida, morte e luto (Summus) e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (Summus).

O livro "Sobreviventes Enlutados por Suicídio - Cuidados e intervenções", de Karina Okajima Fukumitsu , já à venda pela Internet e nas melhores livrarias.

Mais informações no site da Summus Editorial (www.gruposummus.com.br) ou pelo telefone (11) 3865-9890.

Para ler as primeiras páginas do livro, acesse https://www.gruposummus.com.br/indice/11136.pdf