VOLTA AO MUNDO Nelci Seibel - Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras

Joinville promovida no Mapa do Turismo Brasileiro - Joinville acaba de ser destaque no do turismo nacional, sendo um dos cinco municípios catarinenses classificados como categoria “A”, no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, publicado pelo Ministério do Turismo (MTur).

Joinville promovida no Mapa do Turismo Brasileiro

Joinville acaba de ser destaque no do turismo nacional, sendo um dos cinco municípios catarinenses classificados como categoria “A”, no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, publicado pelo Ministério do Turismo (MTur).

A categorização utiliza a escala de “A” a “E” e serve para identificar o desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa.

Assim, Joinville passa a ser destino preferencial nos investimentos turísticos do Governo Federal, com maior acesso à captação de recursos e outros benefícios disponibilizados pelo MTur.

Uma das ações que contribuíram para o destaque é a inscrição das empresas de turismo no Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, executado pelo MTur), comercialização de roteiros locais por grandes operadoras de viagens, realização de grandes eventos como o Festival de Dança e a Festa das Flores, captação de importantes eventos de negócios, valorização do turismo rural, além de participação de Joinville nas principais feiras nacionais de turismo para divulgar os atrativos e eventos da cidade.

 Além de Joinville, outros quatro municípios de Santa Catarina ocupam a categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas. o todo são 2.694 cidades de 333 regiões turísticas que foram validadas pelo Ministério do Turismo, segundo divulgação no Diário Oficial da União do dia 26 de agosto.

 

Black Friday de Viagens 

Tão bom quanto viajar é encontrar um produto sob medida para as suas necessidades e ainda economizar na compra.

No dia 27 de setembro, acontece em São Paulo a inédita Black Friday de Viagens, que terá ofertas, nacionais e internacionais, com descontos entre 5 e 50%.

A ação será realizada no Expo Center Norte (SP), durante a ABAV Expo 2019, que inova este ano com a abertura do último dia ao público final.

 

 

 

Turismo náutico e economia

Com 8500 km de costa atlântica navegável que pode ser utilizada durante todo o ano e mais de 45 mil km de rios, baías e lagos - o Brasil é um destaque do Mercado Náutico mundial e guarda potencial para transformar a economia de diversos estados por meio do desenvolvimento do Turismo Náutico.

Por isso, prefeituras, secretários e especialistas do setor náutico internacional se reúnem no 5° Congresso Internacional Náutica para discutir investimentos e as melhores práticas para ampliar a oferta de serviços e geração de renda.

O evento é o único encontro nacional do setor que promove a cadeia náutica e acontece nos dias 18 e 19 de setembro durante o São Paulo Boat Show, maior Salão Náutico Indoor da América Latina, que ocorre no pavilhão São Paulo Expo.

Esta edição será marcada por debates acerca da captação de investimentos para fomentar o turismo nas pequenas cidades, qualificação de mão de obra para a geração de empregos e a possibilidade de modelos de concessão que podem impactar positivamente o setor.

A programação completa e o formulário de inscrição para participar das atividades do evento estão no site: http://saopauloboatshow.com.br/congresso-nautica/

 

 

Viracopos quer reduzir preço de passagens

A Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, afirma que quer reduzir custos das passagens comercializadas no aeroporto.

A declaração foi dada durante o Fórum RAC 2019, que aconteceu na Expo Dom Pedro em Campinas (SP).

 

Restauração da Casa de Anita

 

 

Foto: Luciana Parizotto

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, entregou no último dia 30, em Laguna (SC), a obra de restauro da Casa de Anita, um dos espaços mais visitados no Centro Histórico desta cidade do litoral catarinense e tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro. A data também marcou os 198 anos do nascimento de Anita Garibaldi, importante figura histórica, integrante de importantes movimentos políticos, como a Revolução Farroupilha e o processo de unificação da Itália. Com investimento total de R$ 610 mil, o edifício histórico, construído em 1711, foi completamente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania. A Casa de Anita também recebeu estrutura para implantação de museu, como condições de acessibilidade, climatização, iluminação e equipamentos multimídia e de comunicação visual, contribuindo para a difusão da história e do legado de Anita Garibaldi.