Colégio oferece aula de ioga para alunos do fundamental

"O ioga ajuda a trabalharmos o equilíbrio entre a vida escolar e a vida fora da escola e também o relaxamento, para que consigam se concentrar”, diz Vânia Mendes

O Colégio Interação está oferecendo desde o segundo semestre do ano passado, aulas de ioga para alunos do ensino fundamental integral e alunos das demais turmas que tenham interesse.

As aulas acontecem uma vez por semana e são ministradas pela professora Vânia Mendes, que trabalha com os alunos a consciência corporal e o equilíbrio emocional através do relaxamento.

Vânia Mendes explica que nas aulas de ioga alcança aspectos importantes para o desenvolvimento físico e emocional dos alunos.

“Faço um trabalho voltado para consciência do dia a dia, as posturas do ioga fazendo um paralelo com as atividades diárias como postura de sentar na carteira, carregar mochila, sentar”.

Além da parte física, a aula de ioga é voltada para ajudar na concentração e no autoconhecimento dos alunos.

“O celular hoje traz informações muito rápido para os jovens e torna-se difícil a concentração. O ioga ajuda a trabalharmos o equilíbrio entre a vida escolar e a vida fora da escola e também o relaxamento, para que consigam se concentrar”.

Equilíbrio emocional, concentração, equilíbrio físico, postura, são aspectos desenvolvidos pelo ioga que contribuem para o desenvolvimento físico e mental dos adolescentes.

“Eles são muito cobrados nas atividades diárias contemporâneas e se tornam ansiosos. Ioga é um momento de aprenderem a ter autocontrole. Com o relaxamento induzido assistido eles se sentem seguros porque sabem que estão sendo cuidados”.

Vânia Mendes trabalha com os alunos o que ela chama de ‘manter-se presente’, que é aprender a lidar com a ansiedade do futuro, as incertezas típicas das escolhas da adolescência.

“Preso bastante a união não só de corpo e mente, mas também das emoções, para que tenham autocontrole na vida, nas decisões; para que se relacionem com o mundo externo com respeito à cultura de cada um, às diferenças de cada um. E inclusive saberem respeitar a hierarquia familiar”. 

Com as aulas de ioga os alunos também mantêm contato com a natureza, na ampla área verde do colégio onde são ministradas as aulas nos períodos do ano com clima seco e temperatura amena.

A professora Vânia Mendes ainda aproveita o contato com a natureza para falar com os alunos sobre meio ambiente e práticas sustentáveis.

“A escola tem esse espaço e dá oportunidade de resgatar essa questão através do ioga e do contato com a natureza que é energia vital. Falamos sobre os cuidados com nossa sobrevivência, a preservação, alimentação e sustentabilidade. São ensinamentos para vida”, disse a professora.