Escolas de Marília participam de programa de prevenção de doenças

O programa é coordenado pelos professores Daniela Biudes dos Santos Ortega e Maciel Marques Redígolo

A Diretoria de Ensino de Marília este ano foi incluída no Programa SBC vai à Escola, realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). 

O Programa visa  prevenção e a promoção da saúde cardiovascular dos alunos de 06 a 18 anos, através de ações que proporcionarão educação e formação para professores e alunos.

A ação vai ocorrer  em duas etapas: Dia da Formação de Monitores e o Dia do Coração na Escola.

Neste primeiro momento 10 escolas foram contempladas: Escolas Profª Amélia Lopes Anders, Prof Amílcare Mattei, Antônio Augusto Netto, Prof Benito Martinelli, Prof Edson Vianei Alves, Geo Emico Matsumoto, Gabriel Monteiro Da Silva, Dr Lourenço de Almeida Senne, Profª Maria Cecília Ferraz De Freitas, Profª Reiko Uemura Tsunokawa e Ceeja Sebastiana Ulian Pessine.

O Dia da Formação de Monitores acontece  na Unimar - bloco 4 (Engenharia) no próximo dia 15 (quinta-feira)  das 13h às 17h.

Neste dia cada escola participante contará com  cinco professores e cinco alunos que farão cinco oficinas temáticas dispostas em cinco salas: de nutrição, sala de atividade física, sala de relaxamento, sala de multimídia/estudo e sala de teatro.

No dia 25 de setembro os monitores desenvolverão as oficinas em suas respectivas escolas.

A abordagem é feita de maneira interativa e permite que a construção seja realizada via de mão dupla entre especialistas e comunidade escolar. 

Todas as ações são construídas com a participação da comunidade escolar facilitando a aprendizagem sobre a importância da prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, sete fatores de risco são abordados: sedentarismo, obesidade, tabagismo/ outras drogas, dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes e estresse; em contrapartida dois grandes fatores protetores são apresentados: alimentação saudável e atividade física regular.

A partir dessas ações espera-se que sejam implantadas nas escolas ações que promovam a aquisição da prática de atividades físicas e no cultivo de hortaliças na escola com a finalidade de instigar bons hábitos alimentares nos alunos.

O programa na cidade de Marília é coordenado pela professora Daniela Biudes dos Santos Ortega e o professor  Maciel Marques Redígolo.