Mariliense disputa hoje prova dos 400m medley no Pan-Americano

Maria Eduarda Sumida tem apenas 18 anos e compete às 13h, em Lima, no Peru

A natação brasileira tem uma representante de Marília nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). Maria Eduarda Sumida, de apenas 18 anos, compete hoje (dia 9) na fase eliminatória, às 13h (Horário de Brasília), na prova dos 400 metros medley. Se conquistar a vaga para a final, ela nadará novamente às 22h30, com transmissão do Sportv (canal fechado) e da TV Record (aberta).

A mariliense recebeu a convocação da Seleção Brasileira Adulta por conta de ter feito a segunda melhor marca do País (4 minutos, 51 segundos e 30 centésimos) no Troféu Maria Lenk, em abril. “A gente está muito feliz com essa participação da ‘Duda’, pois sabemos que é muito difícil fazer parte da seleção adulta, ainda mais tão jovem assim. Não temos informações precisas, mas acredito que ela seja a primeira atleta mulher da história de Marília, a fazer parte da seleção principal”, destacou o seu primeiro treinador e pai, Eduardo Sumida.

O técnico disse que se Maria Eduarda Sumida repetir a marca do Troféu Maria Lenk, poderá chegar à final e ficar entre as oito melhores da prova. “Recentemente a Duda melhorou essa marca, fazendo 4m45s25 em uma competição nos Estados Unidos. Inclusive, com esse tempo ela se tornou a recordista brasileira juvenil dos 400m medley, recorde que era de Joana Maranhão. Se ela fizer essa mesma marca no Pan, acho até que dá para sonhar com pódio”, comentou.

Falando como pai da nadadora, Eduardo Sumida se mostrou bastante orgulhoso com a convocação da filha. “É uma felicidade imensa e toda grande realização dela acaba sendo a nossa também. Todos os sonhos e metas alcançadas são compartilhadas por todos na família”, explicou.

No começo deste ano, Maria Eduarda Sumida conseguiu bolsa de estudos para estudar e nadar na Universidade Pública, da cidade de Louisville (Estado de Kentucky), nos Estados Unidos. Até o ano passado, ela representava a escola do pai em Marília (Dudu Acqua Center), em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, nas principais competições do Brasil.

Mais marilienses

Além de Duda Sumida, Marília tem outros três representantes nos Jogos Pan-Americanos. Um deles é o bandeirinha Emerson Augusto de Carvalho, que já trabalhou em duas partidas do futebol masculino. Os outros dois são do atletismo e da mesma prova: o salto com vara. Thiago Braz (campeão olímpico) e Augusto Dutra “entram em ação” amanhã (dia 10), a partir das 17h30.