Ex-presidente do MAC compra clube em Portugal

Luiz Antônio Duarte Ferreira (à dir.) e o ex-jogador Palhinha são os proprietários do União Almeirim

Ex-presidente do Marília Atlético Clube (MAC), o empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira, o “Cai-Cai”, é o novo proprietário do União Almeirim, equipe da 4ª Divisão do futebol português. A compra da agremiação na Europa foi realizada em parceria com o ex-jogador Palhinha, bicampeão mundial com o São Paulo em 1992 e 1993 e que vestiu a camisa do Alviceleste em 2002, na conquista do título do Campeonato Paulista da Série A-2.

De acordo com reportagem publicada pelo portal UOL, a operação para a compra do clube teve um custo inicial de 200 mil euros (R$ 870 mil na cotação atual). O investimento foi resultado de uma verdadeira saga ao redor de Portugal caçando uma agremiação que reunisse as condições que Cai-Cai e Palhinha procuravam no mercado e, claro, que também concordasse com a sua proposta.

“Eu cheguei em dezembro com meu parceiro Luiz (Antônio Duarte Ferreira, ex-presidente do MAC) e nós começamos a procurar uma equipe pelo país. Andamos de um lado para o outro, fomos em Almada, Cascais, Viana do Castelo, Rio Maior e outros lugares para encontrar um clube que nos permitisse fazer um trabalho embrionário, com sub-15, sub-17, sub-19 e também profissional”, explicou Palhinha.

Em assembleia de sócios realizada em abril, o negócio de compra do União Almeirim foi aprovado, com o repasse de 90% das ações da SAD (sociedade anônima desportiva) para a empresa "Palhinha 9 Sports, Unipessoal Lda" e outros 10% ficando com o clube. A cidade Almeirim fica a uma hora da capital Lisboa, tem 11.700 mil habitantes e é famosa por sua tradicional sopa da pedra.

Luiz Antônio Duarte Ferreira foi presidente e gestor do MAC entre 2001 e 2007. Nesse período, conquistou dois acessos estaduais (Série A-3 de 2001 e Série A-2 de 2002) e um nacional (Brasileiro Série C de 2002). Na ‘Era Cai-Cai’, foram cinco anos do Marília na elite do Paulistão e cinco no Brasileiro Série B. A informação é que pelo menos cinco jogadores que passaram pela base maqueana estão no clube português: o lateral-esquerdo Jemerson Bahia, os zagueiros Rafael Garutti e Júlio; o volante Jeferson e o atacante Igor.