Mariliense fatura duas medalhas no Mundial de Jovens na Suíça

Atleta da Amei, Gustavo Dias foi campeão da prova dos 400 metros rasos, para deficiente intelectual

O mariliense Gustavo de Oliveira Dias, de 19 anos, conquistou duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) no Campeonato Mundial de Jovens (Sub-20) de Atletismo ACD (atletas com deficiência), realizado no último fim de semana, na cidade de Nottwil, na Suíça. Representante da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), ele foi campeão dos 400 metros rasos e vice do salto em distância, para deficientes intelectuais (classe T20).

Gustavo Dias tem a terceira melhor marca do mundo adulta nos 400 metros rasos, com 49 segundos e 25 centésimos. Na Suíça, ele venceu a prova com 49s79. O pódio foi completado pelo italiano Raffaele di Maggio (51s65) e pelo britânico Ethan Kirby (52s00). No salto em distância, o mariliense ficou com a prata ao alcançar a marca de 6,18 metros. O campeão foi o britânico Karim Chan (6,70 m). O bronze ficou com o francês Florian Lariviere (6,09 m).

Para o professor da Amei, Celso Parolisi Filho, o resultado foi muito bom apesar de já esperado. “O Gustavo tem feito um ano muito bom, o melhor da carreira dele até agora. O que nos deixou muito felizes, foi o fato dele mostrar esse amadurecimento nas grandes competições. Ele tinha um sério problema de sentir a pressão nas grandes e não desempenhar sua melhor corrida, os resultados conquistados mostram que isso faz parte do passado e que ele está amadurecendo como um atleta de alto nível precisa. Agora é continuar com esse crescimento, pois ele tem um futuro muito promissor”, destacou.

O próximo compromisso de Gustavo Dias já é neste fim de semana (dias 10 a 11), na 2ª etapa nacional do Circuito Caixa de Atletismo, em São Paulo.