CTAG, Groupe PSA e cidade de Vigo testam a comunicação entre veículos e infraestruturas

A cidade vai facilitar o desenvolvimento e a implementação do projeto, agora e no futuro.

Pela primeira vez em um ambiente urbano, o CTAG (Centro Tecnológico do Automóvel da Galícia) e o Groupe PSA testam a contribuição das tecnologias de comunicação para o desenvolvimento das funções automatizadas do veículo.

O desafio consiste em validar o desempenho da comunicação entre o veículo e as infraestruturas em ambiente urbano complexo.

Novas experiências de mobilidade serão criadas graças às tecnologias de comunicação IoT (“Internet of things” - Internet das coisas) e V2X (“Vehicle to Everything” - Veículo para tudo).

Os testes, realizados em Vigo, abrangem: estacionamento automatizado em estacionamentos, condução autônoma em áreas urbanas, o ajuste da velocidade ideal ao se aproximar de um semáforo, a proteção de usuários vulneráveis.

Graças à comunicação com a infraestrutura rodoviária, as duas situações de condução urbana testadas contribuem para a previsão e adaptação da velocidade do veículo, para uma condução controlada, mais flexível, segura e ecologicamente responsável.

Estes experimentos integram o Projeto Europeu AUTOPILOT (Automated Driving Progressed by Internet of Thing) lançado no início de 2017.

Trata-se de um programa que explora e avalia a contribuição das novas tecnologias de comunicação em benefício da condução autônoma.

Ele conta com a participação de cinco cidades europeias, incluindo Vigo, na Espanha, que disponibiliza áreas urbanas e gerencia as adaptações das infraestruturas necessárias. O CTAG coordena o projeto e administra os testes técnicos.

Outros tipos de testes serão realizados nos próximos meses em Vigo.

Ignácio Bueno, diretor da fábrica do Groupe PSA em Vigo, declarou: “O projeto em Vigo vem para complementar as experiências que o Groupe PSA já realizou na Galícia, na Europa e na China.

Essas iniciativas unem o ecossistema que precisa ser criado para implementar tecnologias de conectividade em benefício da condução autônoma. ”

Luís Moreno, diretor geral do CTAG, destacou: “O projeto AUTOPILOT contribui para reforçar a estratégia de pesquisa do CTAG como centro de referência europeu para o desenvolvimento de veículos inteligentes e consolida a parceria estratégica com o Groupe PSA em matéria de veículo conectado e autônomo. ”

Abel Caballero, prefeito de Vigo: “ Nossa participação nesse projeto reafirma o compromisso que a cidade assumiu há dez anos no sentido de facilitar a integração das tecnologias de comunicação modernas às infraestruturas rodoviárias e ao tráfego de veículos.

A cidade vai facilitar o desenvolvimento e a implementação do projeto, agora e no futuro.

Ele é essencial para uma mobilidade mais segura e confortável dos cidadãos e reforça nossos objetivos de cidade inteligente e sustentável. ”

Mais informações sobre o projeto AUTOPILOT: https://autopilot-project.eu/