Festival de Cinema de Gramado anuncia longas concorrentes e homenageados da 47ª edição

A organização da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado anunciou os longas concorrentes e os homenageados do evento, que ocorre de 16 a 24 de agosto na serra gaúcha.

A organização da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado anunciou os longas concorrentes e os homenageados do evento, que ocorre de 16 a 24 de agosto na serra gaúcha.

Em 2019 serão exibidos 19 longas-metragens em competição e 34 curtas - entre Mostra Gaúcha e Nacional, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual.

O ator Lázaro Ramos será homenageado com o Troféu Oscarito. Ele começou a trajetória no Bando de Teatro Olodum, em Salvador. Madame Satã foi seu primeiro filme como protagonista, iniciando uma trajetória que inclui Carandiru, O Homem do Ano, O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara, Cidade Baixa, Ó pai, ó e Saneamento Básico, O Filme

A diretora, produtora e roteirista Carla Camurati será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin. Em sua trajetória constam prêmios como melhor atriz nos filmes O Olho Mágico do Amor (1981), Estrela Nua (Prêmio Especial do Júri de Gramado em 1985), Cidade Oculta, Eternamente Pagu (Melhor Atriz em 1987) e Lamarca. Em 2018 começou a produção do documentário História de um Tempo Presente, que retoma a partir de imagens de arquivo o período de redemocratização do Brasil, de 1984 até os dias de hoje.

O homenageado com o Kikito de Cristal, que destaca nomes do cinema latino-americano, será o ator argentino Leonardo Sbaraglia, que contabiliza mais de 50 filmes no currículo. Dentre os longas de destaque estão Relatos Selvagens, Plata Queimada e O Silêncio do Céu - de Melhor Filme Brasileiro pelo Júri da Crítica, Melhor desenho de Som e o Prêmio Especial do Júri de Gramado de 2016. Também integrou o elenco da série brasileira O Hipnotizador, de José Eduardo Belmonte.

O Troféu Cidade de Gramado será entregue para Mauricio de Sousa. Desenhista, cartunista, criador, roteirista, produtor, diretor foi o criador da Turma da Mônica.

Ingressos - O público que respira cinema e costuma lotar as ruas de Gramado durante os nove dias, pode assistir a todas as exibições. A partir do fim de julho, os ingressos para as mostras competitivas, que acontecem à noite, no Palácio dos Festivais, estarão à venda.

Sessões gratuitas - Todas as manhãs, os filmes exibidos em competição na noite anterior são reprisados, com acesso livre ao Palácio dos Festivais. Além disso, as mostras paralelas também têm entrada gratuita. As sessões gratuitas acontecem em vários espaços como Sala Elisabeth Rosenfeltd, Bairros, escolas e Hotel Serra Azul, local que sediará a secretaria do evento e o Gramado Film Market.

“Educavídeo” - Na noite de 15 agosto, antecipando a programação do 47º Festival de Cinema de Gramado, acontece a exibição do Educavídio. Realizado desde 2011, o programa tem como objetivo promover a formação cinematográfica e audiovisual de adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino de Gramado. Este ano, 75 alunos participaram da realização de 11 vídeos. A exibição acontece no Palácio dos Festivais.