Mostra Cine Sesi-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil começa nesta terça em Marília

Até 25 de junho, crianças e adolescentes poderão conhecer um jeito diferente de se fazer filmes para jovens

Em cartaz a partir desta terça-feira (14) a 25 de junho, a mostra Cine SESI-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil aborda o universo da criança com temáticas que podem ser aplicadas em diferentes fases da vida. Uma oportunidade para entender um pouco mais sobre o cotidiano, hábitos e formas de educação dos jovens de uma cultura tão diferente.

Com exibições às terças-feiras, às 14h, no Sesi Marília, a programação inclui sete longas-metragens que exibem histórias comuns - desentendimentos entre meninos e meninas, dificuldades na escola, conflitos familiares -, sendo fonte de identificação para adolescentes e crianças os desafios enfrentados pelos protagonistas, expondo outras formas de lidar com seus problemas. São comédias, dramas, aventuras e suspenses para todos os gostos e públicos.

“Alfie, o Pequeno Lobisomem”

Filme programado para abrir a programação da mostra Cine SESI-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil em Marília nesta terça, às 14h, “Alfie, o Pequeno Lobisomem” (Dolfje Weerwolfje - Países Baixos, 2011) conta a história de Alfie (Ole Kroes), um menino adotado por uma amorosa família. No dia em que completa sete anos, algo acontece com ele: assim que a lua cheia brilha, Alfie se transforma em um lobisomem. Por instinto, uiva para a lua, salta pela janela e vai explorar as redondezas. Na manhã seguinte, acorda como um menino normal e ouve que os vizinhos viram um menino lobo, usando óculos. Apoiado por seu irmão mais velho, ele tem que guardar segredo, só que isso será difícil já que passa a ser perseguido por uma misteriosa organização. Direção: Joram Lürsen.  Duração: 89 minutos.

Reino dos Países Baixos

A Holanda, como é popularmente conhecido o Reino dos Países Baixos, tem como princípios a defesa dos direitos da criança: a liberdade, cooperação e o diálogo. Os jovens e crianças de lá foram eleitos os mais felizes do mundo em pesquisas da OCDE. O segredo desse sucesso é referente ao ambiente construído desde cedo, gerando responsabilidade e independência. A liberdade na escola e fora dela, e a confiança dos pais para conversar com suas famílias. A cultura também colabora para esses resultados, o tempo gasto ao ar livre, educação, mobilidade e a atenção à saúde tornam as crianças satisfeitas à boa convivência.

A mostra tem apoio da Eye Film Institute Netherlands, o museu do cinema da Holanda, dedicada a uma renomada coleção de filmes que pode emocionar de maneiras semelhantes a outras formas de arte, entretenimento, patrimônio cultural e fonte de informações.

 “Como já havíamos trabalhado com o Institute em uma mostra de filmes voltada ao público geral, resolvemos explorar e escolher algo diferente dessas exibições do cotidiano, como por exemplo, filmes de super-herói, que circula na mídia atualmente. Com o tema infantojuvenil, além de mostrar algo diferente ao público, revelamos problemas semelhantes aos da vida. Os filmes escolhidos trazem essa “pegada” de heroísmo e fantasia, porém, com uma outra percepção em que as crianças podem ter uma identificação”, comentou Eliana Garcia, analista de atividades culturais do SESI-SP.

Serão 42 apresentações gratuitas percorrendo as unidades do SESI-SP em todo o Estado. A curadoria do SESI-SP propõe aproximar o público da cultura holandesa, do olhar preciso para a vida cotidiana, com leveza, humor e dramaticidade. O público pode fazer as reservas de ingressos para as exibições pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi. Todas as sessões são gratuitas.