Conselho faz vistoria surpresa em farmácia e unidade da rede

Conselheiros municipais de Saúde fizeram uma vistoria surpresa na farmácia polo da zona norte, localizada na UBS Santa Antonieta, e também na USF Santa Paula e Marajó. Os relatórios estão sendo elaborados para entrega à Administração Municipal. O Comus (Conselho Municipal da Saúde) já vistoriou 14 unidades da rede básica desde o ano passado e a visita à USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Pau

Conselheiros municipais de Saúde fizeram uma vistoria surpresa na farmácia polo da zona norte, localizada na UBS Santa Antonieta, e também na USF Santa Paula e Marajó. Os relatórios estão sendo elaborados para entrega à Administração Municipal.
O Comus (Conselho Municipal da Saúde) já vistoriou 14 unidades da rede básica desde o ano passado e a visita à USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula seguiu os mesmos moldes, considerando quatro pilares de organização: infraestrutura; medicamentos e insumos; recursos humanos; e serviços (exames e consultas especializadas).
Os 300 levantamentos a partir do que foi presenciado e de entrevistas com usuários, funcionários e gestores, foram unificados em cem propostas, agrupadas nesses quatro pilares. Agora a USF Santa Paula e Marajó vai integrar esse documento.
Já a vistoria à farmácia polo da zona norte foi feita com base em um formulário específico e terá um relatório separado, por conta do perfil de serviço, diferente das unidades básicas. “De forma geral o serviço está dentro da normalidade com resultado favorável em vários aspectos, como organização e profissionalismo”, considerou o presidente do Comus, Gilberto Martins.
O presidente ressaltou que os trabalhos externos de fiscalizações estão sendo conduzidos por um grupo específico de conselheiros designado para isso. A visita à farmácia polo da zona norte foi feita na última sexta-feira (dia 3) e a vistoria da USF Santa Paula foi na última segunda (6). Os relatórios do Comus contribuem para nortear as ações da pasta em prol das equipes e usuários do SUS.